Vândalos perfuram redes de água e prejudicam abastecimento em diversas cidades, alerta Águas do Sertão Infraestrutura
Nesta quarta-feira (08/02) mais um dano intencional foi identificado na rede de abastecimento de água no interior de Alagoas – dessa vez, em um trecho de Poço das Trincheiras. Com o objetivo de furtar água, vândalos perfuraram a tubulação em um ponto de pouca visibilidade, que depois seguiu desperdiçando mais de 11 mil litros por hora até que a equipe técnica identificasse o motivo de despressurização na rede, 72 horas depois – o suficiente para abastecer quase 80 famílias com caixas de 10 mil litros por um mês.
“Esse tipo de avaria tem sido cada vez mais comum, o que torna ainda mais crítico o abastecimento da região da Bacia Leiteira, atualmente fragilizado em virtude da redução de vazão no sistema coletivo por conta da manutenção emergencial no conjunto de motobombas realizado pela Casal”, afirma o engenheiro Raulmar Filho, gerente operacional da Águas do Sertão.
Inconformados com o calendário de abastecimento alternado estabelecido pela Casal e pela Águas do Sertão para redistribuir de forma equilibrada entre os 18 municípios da região os escassos recursos hídricos disponíveis nesse período, moradores de algumas localidades estão fazendo perfurações ao longo da rede para obter água nos dias em que o abastecimento está direcionado para outras cidades.
“Lamentamos os transtornos causados pela redução de vazão no sistema e também estamos aguardando que a Casal finalize a implantação das medidas emergenciais para que tenhamos mais água disponível para a distribuição”, afirma Raulmar. “Mas é importante que todos compreendam que estas interferências e danos na rede, além de serem um crime, prejudicam ainda mais o abastecimento da região e fazem com que volumes imensos de água sejam jogados fora”, completa.
Nos últimos 60 dias, ações intensivas de fiscalização já identificaram e repararam mais de 456 intervenções de furtos e desvios de água na rede dos 34 municípios do Agreste e Sertão alagoanos atendidos pela concessionária. “Além do desgaste natural da rede no interior do estado, que já demanda um alto volume de atendimentos para o reparo de vazamentos, as ações de vandalismo impedem que nossas equipes avancem com as benfeitorias para levar água a um maior número de localidades”, afirma o gerente operacional da Águas do Sertão.
A Águas do Sertão conta com o apoio da população na denúncia desses atos de vandalismo. Ao identificar um vazamento em via pública, é importante que o registro seja feito imediatamente pelo canal de atendimento 0800 000 2122 (voz ou whatsapp), para que equipes possam providenciar o reparo no menor tempo possível.