Prefeitura de Coruripe realiza audiência pública para apresentação e validação do Plano Integrado de Gestão das Orlas Congresso dos Municípios Alagoanos
Prefeitura de Coruripe realiza audiência pública para apresentação e validação do Plano Integrado de Gestão das Orlas
No evento, também foi formado o Comitê Gestor, com representantes de diversos segmentos, que acompanharão de perto as próximas ações.
O auditório da Secretaria de Educação de Coruripe foi palco, nesta segunda-feira (02), de uma audiência pública que marcou a culminância do Plano Integrado de Gestão (PGI) das orlas marítimas do município. O encontro reuniu representantes da sociedade civil, associações comunitárias e autoridades locais, que participaram da apresentação do processo de construção do plano e de sua validação.
Iniciado em 2023, o PGI foi capitaneado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio de outras secretarias, ao longo de um ano de trabalho colaborativo, envolvendo oficinas, consultas públicas, visitas técnicas e reuniões de planejamento. Durante a audiência, foram apresentados o histórico do projeto e propostas para organizar e preservar as orlas marítimas de forma sustentável, com base nas demandas da população.
Formação do Comitê Gestor
Um dos momentos mais importantes do evento foi a formação do Comitê Gestor, composto por representantes de associações comunitárias, sociedade civil e poder público. O comitê, de caráter paritário, consultivo e deliberativo, terá a responsabilidade de acompanhar e implementar as ações previstas no PGI, promovendo transparência e participação coletiva.
O prefeito Marcelo Beltrão destacou o impacto do plano para o futuro de Coruripe: “Esse é um marco para o município, pois o PGI reflete o esforço conjunto entre a gestão municipal e a comunidade. O trabalho do Comitê Gestor será essencial para transformar esse planejamento em ações concretas e duradouras”, afirmou
A secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno, reforçou a importância da união entre as secretarias e a participação popular para o sucesso do projeto: “A integração entre as secretarias foi fundamental para criarmos instrumentos viáveis, que promovam o desenvolvimento sustentável das nossas orlas a curto, médio e longo prazo. A participação ativa da população durante todo o processo foi essencial.”
Benefícios para a comunidade
O facilitador do Projeto Orla, Ênio Ricardo, enfatizou a relevância do plano e do comitê para a gestão integrada das orlas: “Apresentamos o histórico de elaboração do plano, validamos seu conteúdo e oficializamos o Comitê Gestor Municipal da Orla. Esse comitê terá o papel de implementar as ações propostas em parceria com a prefeitura e a comunidade. Coruripe é agora o quarto município de Alagoas a contar com um plano desse tipo, o que certamente trará benefícios tanto para os moradores quanto para os visitantes.”
Alexandre Sampaio, diretor do loteamento Acqua Del Mare, celebrou a integração de diferentes setores no projeto. “Coruripe, conta com mais de 40 quilômetros de praias e tem uma forte tradição pesqueira, portanto, precisava de um plano para organizar e gerir suas ocupações de maneira sustentável. Participar do comitê gestor para contribuir no disciplinamento das orlas e integrar a população local, turistas, pescadores e empreendedores é uma grande honra. Planejamento, fiscalização e participação são fundamentais para o sucesso do PGI.”
Próximas etapas
As ações do Plano Integrado de Gestão das Orlas começarão a ser implementadas em janeiro de 2025. Os principais objetivos incluem a melhoria da infraestrutura, preservação ambiental, valorização da pesca tradicional e incentivo ao turismo sustentável, garantindo que a orla de Coruripe seja um espaço de convivência harmônica entre crescimento econômico e preservação cultural e ambiental.
—
Secom Coruripe
Izabelle Targino MTE 1314/AL
(82) 99403-5569
Roberto Miranda MTE 1331/AL
(82) 98823-5778