Cras de Major Izidoro cadastra pessoas com Transtorno do Espectro Autista Major Izidoro
Cras de Major Izidoro cadastra pessoas com Transtorno do Espectro Autista
A prefeitura de Major Izidoro através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) está convocando pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para realizarem o cadastro junto ao órgão. O objetivo é conhecer melhor as necessidades desse grupo para elaboração de estratégias e cuidados específicos, dentro das possibilidades.
Para realizar o cadastro, basta comparecer na sede do Cras com os documentos e o laudo médico comprovando ser portador do TEA. O cadastro está sendo realizado toda segunda-feira e os documentos exigidos são: laudo médico, RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de tipo sanguíneo, uma foto 3×4; RG e CPF do responsável.
O que é o TEA
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.
Fonte: Assessoria