Porto Calvo investe em equipamentos para tratamento respiratório Municípios
Prefeito inova Centro de Reabilitação e Fisioterapia
A prefeitura de Porto Calvo, por meio da Secretaria de Saúde, vem inovando o Centro de Reabilitação e Fisioterapia com a implantação do atendimento de fisioterapia respiratória. A iniciativa visa melhorar o atendimento- sem a necessidade de deslocamento até Maceió- e tornar os pacientes mais aptos ao cotidiano da vida.
Segundo o coordenador do Centro de Reabilitação, Lamartine Vasconcelos, o público para atendimento de fisioterapia respiratória é, em especial, crianças, que tinham o progresso do tratamento muito prejudicado pelo deslocamento até a cidade de Maceió, tendo estas que sair de Porto Calvo às 4h e voltar às 16h. Para correção desse transtorno identificado pelo secretário de Saúde dr. Paulo de Jesus, a prefeitura investiu em novos equipamentos nas áreas de fisioterapia respiratória, e também nas áreas de traumatologia e neurologia adulto e pediátrica.
Durante a atual gestão foi realizado um diagnóstico de todas as unidades de saúde e do Centro de Reabilitação apresentado por Lamartine Vasconcelos ao prefeito Ormindo Uchôa. Segundo o coordenador do Centro, o prefeito se dispôs a ajudar e tem investido mensalmente ou semestralmente. “Não tínhamos quase nenhum equipamento, fazíamos a maior parte do nosso trabalho manualmente, com o decorrer dos anos a situação mudou, recebemos quatro ultrassons, material fisioterápico e respiratório, todos de boa qualidade” enfatiza Lamartine Vasconcelos.
“Fomos aos poucos aumentando o número de crianças atendidas no município, hoje conseguimos ofertar o mesmo tratamento disponível em Maceió porque, além dos novos equipamentos, foram contratados profissionais que não existiam nas gestões passadas, como um fonoaudiólogo, um terapeuta ocupacional e três psicólogos, além de dobrar o número de fisioterapeutas para seis, tornando a equipe já existente, composta por três fisioterapeutas, uma assistente social e uma técnica de enfermagem, multidisciplinar” disse Lamartine.
A unidade, que fica localizada no bairro de Manganzala, próxima a Escola Domingues Fernandes Calabar, atende de segunda a sexta, das 8h às 12 h e das 13h30min hás 15h30min, faz em média 1500 atendimentos mensais e conta com três salas para a fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e psicólogas; uma sala grande para as fisioterapeutas, sala de avaliação, dois boxes para realização de eletrocardiograma, três banheiros, copa e recepção.
O Centro de Reabilitação não oferece serviço domiciliar, para isso o município dispõe de duas unidades do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) que prestam o mesmo atendimento aos pacientes acamados que não podem se deslocar até o Centro.