Programa revolucionário para vítimas de infarto chegará a São Miguel dos Campos Municípios
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Hospital do Coração de Alagoas (HCOR/AL), implantou sexta-feira (29), o Programa América Telemedicina Infarct Network (LATIN), em cerimônia ocorrida no auditório do Hotel Jatiúca, em Maceió. A partir de agora, a assistência às vítimas de infarto do miocárdio que residem em São Miguel dos Campos e nos municípios vizinhos está assegurada.
O serviço estará disponível na Santa Casa de São Miguel dos Campos, o que irá agilizar o atendimento, de forma a assegurar que vítimas de infarto agudo do miocárdio sejam salvas. O secretário municipal de Saúde, Sival Clemente e o diretor da Santa Casa de Misericórdia, Jairo Clementino, estiveram presentes na cerimônia.
“Esse Programa é um grande avanço que Alagoas e São Miguel dos Campos está saindo na frente. O LATIN beneficiará São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia e municípios circunvizinhos”, afirmou o secretário de Saúde, Sival Clemente, que compôs da mesa de honra.
O serviço também será disponibilizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia, o que irá beneficiar, junto com São Miguel, 372.106 alagoanos de 14 municípios da V e X Regiões de Saúde.
Segundo a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, os usuários que desenvolverem os sintomas terão, ainda na Atenção Primária, um diagnóstico de forma ágil e eficiente, uma vez que o eletrocardiograma estará sendo avaliado por um cardiologista de prontidão nas centrais, que funcionam no HCOR/AL, em Maceió, e em Minas Gerais.
O diretor do Hospital do Coração, cardiologista Ricardo César Cavalcanti, lembrou que, antes de tudo, esse é um projeto que visa salvar vidas e, que a Sesau avança ao implantar o programa, levando melhorias para população, em especial aos que residem nos locais mais distantes de Maceió.
Como Funciona* – Ao sentir um desconforto no peito, qualquer morador de um dos 14 municípios da V e IX Regiões deve se dirigir à Unidade de pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia ou à Santa Casa de São Miguel dos Campos. Nestas unidades, os usuários serão submetidos a um eletrocardiograma, que atestará se o paciente está enfartando ou corre o risco de enfartar.
Em seguida, o exame será remetido instantaneamente, via internet, para duas centrais cardiológicas, que funcionam 24 horas no HCOR/ AL e em Minas Gerais. O cardiologista de plantão fará a leitura e, em poucos minutos, apresentará um diagnóstico e encaminhará as orientações sobre a conduta assistencial e terapêutica que deve ser seguida.
Em caso de infarto, o paciente receberá os primeiros procedimentos ainda na unidade e deverá ser encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), que possui a primeira Unidade Cardiovascular da Rede Pública de Saúde.
*Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)
SECOM – Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos