Cosems apoia Estado na divulgação de cartilha sobre Gestão do Trabalho e Educação em Saúde Municípios
Apoio à Sesau será por meio da divulgação do material informativo para os municípios; versão impressa deve ser lançada em breve
A cartilha Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (GTES) – elaborada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) – deve ser lançada em breve no formato impresso e, a partir desta quinta-feira (23), na versão on line, ou seja, que possa ser disponibilizada nos sites das entidades voltadas à área e afins. A informação é da responsável pelo setor de apoio técnico aos municípios, Emily Carvalho.
O material informativo foi criado com o objetivo de orientar os gestores municipais de saúde e os responsáveis técnicos da área de Recursos Humanos das respectivas pastas. De acordo com a coordenadora da Assessoria Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Sylvana Torres, a instituição vai apoiar o Estado na divulgação do material informativo para os municípios.
Segundo Emily, o trabalho surgiu após realização de uma pesquisa de diagnóstico nos 102 municípios e a percepção de que apenas 30% deles possuíam o setor de RD dentro de suas Secretarias Municipais de Saúde. “O setor é importante para a qualificação e valorização dos trabalhadores do SUS; distribuição adequada dos profissionais da saúde; interação das instituições de ensino com os serviços de saúde, uma vez que estas instituições de ensino não estão preparando alunos para trabalhar no SUS”, destacou.
Emily disse ainda que ficou constatado na trabalho de campo que muitos serviços de saúde recebem estagiários e não estão preparados para ser preceptores, afetando diretamente o bom andamento do serviço público. Dentre os benefícios da cartilha, na opinião dela, estão ainda à articulação entre trabalhadores, gestores e usuários do SUS e a melhoria da qualidade das ações do serviço de saúde.
“Um profissional valorizado com um Plano de Cargos e Carreira (PCC), com vínculo fixado – que não seja precarizado – e que tenha estabilidade no serviço, vai trabalhar melhor”, destacou. Outro eixo que a cartilha traz é a qualidade dos trabalhos e humanização da gestão do SUSA, considerando que – de acordo com ela – o GTES bem estruturado a pasta vai conseguir colocar em prática a Política Nacional de Humanização do SUS com mais efetividade. Os gestores interessados na cartilha digital, devem acessá-la por meio do http://www.cosemsal.org/public/documentos/cartilha-gtes-comunicacao.pdf