AMA apoia projeto para transformar educação do Estado Educação
Diversas propostas para alavancar a educação em Alagoas foram apresentadas na manhã desta segunda-feira (13), no Centro de Convenções. O Governador do Estado, Renan Filho, reuniu prefeitos e secretários municipais Educação para propor novas metas e um trabalho em conjunto para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Alagoas.
A proposta de articulação com os municípios para melhoria da qualidade da Educação em Alagoas tem a meta de aumentar 30% o IDEB para os anos iniciais e 40% para os anos finais do Ensino Fundamental. A proposta apresentada pela técnica da Secretaria Estadual de Educação, Laura Souza, estabeleceu os compromissos dos entes no projeto.
Para o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, fomentar a qualidade da Educação Básica em todas etapas e mobilidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem é uma meta de todos. “Esse primeiro encontro é fundamental para integrar governo, AMA, prefeitos, Undime, e secretários nessa missão de dar um salto de qualidade no ensino em Alagoas”, afirmou.
Programa estadual para os municípios será realizado através de acordo de cooperação, assistência, assistência financeira, participação por adesão, pactuação de metas. O principal objetivo é melhorar a qualidade da educação, garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes da Educação básica de todas as redes públicas de Alagoas, além de fortalecer o regime de colaboração com os municípios.
Os dados de Alagoas são alarmantes: 46,79% dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental não o dominam habilidades básicas de leitura. 65,38% não dominam habilidades básicas de escrita. 84,63% não têm noções básicas de matemática. Uma média de 53% dos estudantes do 5º ano tem alfabetização incompleta e 49% dos estudantes do 9º ano com letramento muito insuficientes.
“Foi em boa hora que reunimos os prefeitos eleitos para promover a melhoria da educação. Afinal, é na cidade que as pessoas moram”, falou o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cesar.
“Estamos em 10º lugar, mas vamos trabalhar para melhorar ainda mais os dados, com metas e vontade nos sentimos mais fortalecidos”, afirmou o prefeito de Pão de Açúcar, Flávio Almeida.
Classificado como um dia histórico para a educação em Alagoas pelo Secretário Luciano Barbosa, o projeto reconhece a dívida social que existe com a juventude e será um marco pela inovação e o envolvimento de todos. Porque “Alagoas vai mostrar ao Brasil que irá mudar- pra melhor- pelas portas da Educação”, disse o governador. Renan Filho também anunciou que os municípios parceiros terão recursos superiores a R$ 10 milhões para investimentos.