Prefeitos assinam termo de adesão do programa Escola 10 Educação
O programa Escola 10 do Governo do Estado foi lançado, na tarde desta sexta-feira (17), no teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções. Os prefeitos assinaram o termo de adesão do programa que vai investir R$30 milhões na integração entre as redes públicas com o intuito de melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem no ensino fundamental e aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Alagoas.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) esteve presente no evento e ressaltou a importância do programa para alavancar a educação nas cidades. “Vamos dar um salto no Ideb e mostrar ao Brasil, que não se pode subestimar Alagoas. Essa terra de Graciliano, de Aurélio Buarque de Holanda, Nise da Silveira e tantos outros valorosos será lembrada pelas ações em favor da educação que o Governador está executando”, afirmou.
Principais beneficiados, os municípios que aderirem ao programa terão garantidas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), assistência técnica, pedagógica e financeira, além de avaliação e materiais didáticos também custeados pelo Estado. Atualmente, as redes municipais detêm 95% das matrículas do Ensino Fundamental I (1º ao 5º anos) e 75% do Fundamental II (6º ao 9º anos).
O secretário de Educação e vice-governador, Luciano Barbosa, elogiou a participação dos prefeitos no programa, que teve a adesão total dos municípios alagoanos. De forma simbólica, o presidente Hugo recebeu o material didático, que será distribuído para as prefeituras – com livros paradidáticos – e uma plataforma on line que atende as secretarias e escolas na ponta do processo. “Se não houvesse vontade política dos prefeitos, não estaríamos aqui e se não houver valorização profissional dos professores o programa não terá sucesso”, afirmou o secretário. O presidente da União Nacional dos Secretário Municipais de Educação em Alagoas, Carlos Rubens, também destacou o trabalho realizado pelos professores nas escolas públicas.
Diretores, articuladores e demais gestores escolares estiveram no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, para compreender a proposta do governo estadual. As ações do programa são direcionadas aos estudantes do ensino fundamental, visando garantir a alfabetização na idade certa, diminuir a distorção idade-série (atraso escolar) e reduzir o analfabetismo e a evasão escolar.
“Estamos aqui celebrando um grande pacto pela mudança na educação. O Escola 10 é o programa de avanço da qualidade do ensino em Alagoas, pois, só a Educação é capaz de mudar verdadeiramente Alagoas. Com a premiação por desempenho, parceria com os municípios e o maior índice de aprovação, nós vamos ser o Estado que mais vai crescer no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, afirmou o governador.
Os municípios têm que alcançar a meta estabelecida pelo Ideb e assegurar 200 dias de ano letivo. As prefeituras que alcançarem as metas serão premiadas pelo Estado com R$ 10 milhões. Também estavam presentes no lançamento os deputados estaduais Jó Pereira e Galba Novaes, e o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Flávio Gomes da Costa.
AMA com informações Agência Alagoas