União reconhece emergência em 67 municípios de AL por causa da seca. Total de atingidos chega a 72 Municípios
O Governo Federal reconheceu estado de emergência por conta da seca em 67 municípios de Alagoas. A portaria, assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20). O presidente da AMA, Hugo Beltrão elogiou a agilidade do Ministério da Integração e a postura do Ministro Helder Barbalho que, acompanhado do Senador Renan Calheiros, há uma semana, esteve na Entidade e garantiu que aos prefeitos que liberaria todas as homologações que cumprissem as exigências legais.
40 destes municípios já tinham situação reconhecida por decreto publicado em setembro de 2016. Mas a validade era de 180 dias, e estavam por vencer. Há um mês a AMA fez um grande mutirão com todos os coordenadores municipais para atualização de documentos .Eles deram entrada em nova petição e tiveram emergência reconhecida novamente.
Em janeiro e fevereiro deste ano, outros cinco municípios tiveram o estado de emergência reconhecidos. Com o decreto desta segunda, sobe para 72 municípios alagoanos nesta situação (veja a relação completa ao final do texto).
O reconhecimento possibilita aos municípios acesso às ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, entre elas a Operação Carro-Pipa, que auxilia o governo municipal no fornecimento de água tratada para a população.
Os municípios reconhecidos por esta portaria são: Água Branca, Arapiraca, Atalaia, Batalha, Belém, Belo Monte, Boca da Mata, Cacimbinhas, Cajueiro, Campo Alegre, Campo Grande, Canapi, Carneiros, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro.
Alem destes, também os municípios de Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Izidoro, Maravilha, Maribondo, Mata Grande, Messias, Minador do Negrão, Monteirópolis, Murici, Novo Lino, Olho D Água das Flores, Olho D Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Paulo Jacinto, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São Brás, São José da Laje, São José da Tapera, São Sebastião, Senador Rui Palmeira, Tanque D Arca, Teotônio Vilela, Traipu e União dos Palmares.
Já os municípios de Mar Vermelho, Taquarana, Viçosa, Capela e Olho D`Água Grande, estão em estado de emergência desde o início do ano, completando 72 municípios.
Outros municípios que tenham necessidade e , por algum motivo não tiveram a homologação decretada , podem , a qualquer tempo rever a documentação e enviar a Brasília. A Associação dos Municípios Alagoanos- AMA- tem uma equipe permanente para auxiliar os municípios na elaboração das exigências federais.