Prefeitos voltam a Brasília para pressionar Congresso e Governo Municípios
AMA Play
Presidentes de entidades municipalistas e prefeitos voltaram a Brasília para manter a mobilização em defesa dos projetos municipalistas que estão tramitando no Congresso, e a sanção presidencial a PEC de ajuda financeira aos municípios.
O presidente da AMA , Hugo Wanderley e o prefeito de Paulo Jacinto, Marcos Lisboa estão representando Alagoas e defendem ra pidez nos processos.
Durante toda a manhã , na sede da CNM- Confederação Nacional dos Municípios- os gestores estão alinhando os encaminhamentos para as reuniões que acontecem a tarde. A primeira delas será no Tribunal de Contas da União. O presidente Paulo Ziulkoski, vai apresentar dados levantados sobre o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).
Ele vai mostrar o atual cenário da educação infantil nos Municípios e as dificuldades enfrentadas para a manutenção do programa pelos Entes locais, especialmente diante da crise financeira vivenciada pelas administrações municipais.
Entre os dados a serem mostrados, a entidade alerta que, no Brasil, há 476 creches inacabadas e 441 com obras paralisadas. O estudo mostra que pouco mais de 40% das creches pactuadas foram finalizadas e que um conjunto significativo demonstra atraso de execução, sendo que basicamente 20% das unidades conveniadas não foram ainda iniciadas.
Ainda a tarde, os mais de 400 prefeitos que estão em Brasília vão ao Congresso defender as principais pautas municipalistas que são a PEC 29, que autoriza o crédito de mais 1% no FPM, a reforma da previdência, precatórios, agentes comunitários de saúde e FEX.
Amanhã o presidente Michel Temer deve receber os prefeitos para um posicionamento sobre a ajuda financeira aos municípios.