AMA reconhece empenho de senadores em votação unânime da cessão onerosa Municípios
Depois da aprovação, em dois turnos, os prefeitos agradecem os senadores da base alagoana pela votação da proposta de emenda à Constituição (PEC), que permite que a União compartilhe os recursos arrecadados nos leilões do pré-sal com estados e municípios. Nenhum parlamentar votou contra a matéria. A partir de agora, os gestores municipais aguardam a aprovação do texto sem modificação na próxima votação na Câmara pela importância da cessão onerosa. A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) acompanha a articulação para que a pauta seja aprovada definitivamente.
No texto, a reforma do pacto federativo irá ajudar estados e municípios com as menores rendas per capita. Essa pauta é um motivo de dedicação para o presidente da AMA, Hugo Wanderley, que viajou várias vezes para Brasília por conta da relevância dos recursos. “Será uma ajuda bem-vinda para os municípios, que aguardam investimentos, e gestores no último período do mandato. Essa proposta é por um pacto mais igualitário para toda federação. A AMA está junto da Confederação Nacional de Municípios, a CNM, para acompanhar a divisão dos recursos, que será diferente em cada estado”, explica.
Segundo a proposta, mais de R$ 10 bilhões, com 15% da arrecadação a partir da cessão onerosa, serão destinados aos gestores nos critérios que regem os fundos de participação (FPM e FPE). Alagoas irá receber um investimento, ainda em estimativa, de R$ 239.949.290,52 neste ano. O texto foi aprovado em primeiro turno por 74 votos favoráveis e nenhuma abstenção; e, no segundo, 69 favoráveis e uma abstenção. Com o resultado, a PEC 98/2019 volta a Câmara dos Deputados para confirmar as mudanças feitas no texto.