Sebrae e Semarh planejam ampliação do Projeto Reciclados em municípios Municípios
Objetivo da reunião foi fazer um panorama geral dos resultados e ações do convênio entre as instituições
Por Fátima de Paula – Algo Mais Consultoria e Assessoria
Nessa terça-feira (29), foi realizada na sede do Sebrae em Alagoas a reunião de alinhamento técnico das ações do convênio do Projeto Reciclados em Alagoas. O encontro teve como proposta fazer um panorama geral das ações e resultados para Fernando Pereira, Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), sendo recebido pelo diretor técnico do Sebrae em Alagoas, Ronaldo Moraes.
Na oportunidade, a apresentação foi feita por Elaine Melo, gestora do projeto e gerente de Resíduos Sólidos da Semarh. Ela destacou que a ideia é ampliar o número de grupos e munícipios de atuação do projeto, contando com a participação dos catadores e da sociedade como um todo.
“Nós queremos fortalecer a coleta seletiva aqui em Alagoas, mas para isso é preciso fortalecer também as bases, como estrutura e os grupos de trabalho. Desde o início, já conseguimos avançar muito e a nossa perspectiva é cada dia melhorar. Então, esse momento foi muito importante para a justificação do aditivo e para alinhamento técnico das ações e as consultorias que podem ser realizadas com essa parceria do Sebrae em Alagoas”, frisou Elaine.
Parceria de resultados
Após a apresentação, Ronaldo Moraes, diretor técnico do Sebrae em Alagoas, reforçou a importância de unir parceiros e da relevância desse projeto também em relação a geração de renda para as pessoas.
“É um desafio muito grande e nós não poderíamos deixar de fazer isso com um parceiro importante como a Semarh, que já desenvolve um trabalho de muitos anos de estruturação nesse segmento da reciclagem, da utilização dos resíduos, da coleta seletiva em todo o estado. Então, a gente entra na questão gerencial, da organização das cooperativas, com capacitações, entre outros. Sem dúvidas, é um trabalho longo, porque é uma população com pouca formação, mas é um trabalho que nos dá um retorno muito importante, principalmente, na vida dessas pessoas que passam a receber pelo menos um salário mínimo. E isso para nós, do Sebrae, é uma satisfação muito grande, pois estamos cumprindo nossa missão e trabalhando para inclusão produtiva de uma população, praticamente, excluída do desenvolvimento”, comentou o diretor.
Para Fernando Pereira, Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, a expectativa é aumentar os municípios que trabalham com a coleta seletiva e também frisou da importância da parceria nesse projeto com o Sebrae.
“A parceria com o Sebrae em Alagoas está sendo muito boa. Tem capacitado todos os catadores de lixo e as cooperativas. Além disso, também tem mudado bastante a forma de administrar e vender, com toda estrutura e consultores. Já trabalhamos em dez municípios e agora, com essa parceria, estamos aumentando para 18, mas podendo chegar até 30 municípios”, concluiu.