Prefeito Klever Loureiro decreta medidas de emergência para controle e prevenção do Covid-19
A Prefeitura de Japaratinga emitiu um decreto de emergência com medidas de prevenção e controle para o enfrentamento do Covid-19, nesta quarta (18), com orientações aos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal. Até o momento, em Alagoas, há um caso confirmado e mais 34 pacientes suspeitos – que aguardam o resultado – infectados com o novo Coronavírus. No texto, o prefeito recomenda diversos tipos de medidas para contenção da doença, como “isolamento, quarentena, exames e testes médicos, investigação epidemiológica e requisição de bens”.
O prefeito Klever Júnior Loureiro reforça o compromisso, o respeito e a integridade de cada cidadão nos esforços para evitar o risco de contágio. Japaratinga mantém a dedicação a partir dos protocolos oficiais do Ministério da Saúde e Governo do Estado. Por isso, o decreto dispensou o uso de licitação temporariamente para a aquisição de insumos de saúde destinados ao enfrentamento da pandemia. Já na educação, Klever antecipou o recesso de todas as escolas e creches do Sistema Municipal de Ensino, a partir do dia 18 de março, com prazo podendo ser prorrogado após 15 dias, dependendo da situação epidemiológica.
Conhecido como home office, o teletrabalho é outra medida de prevenção feita pelo prefeito para afastar funcionários públicos com mais de 60 anos, por serem grupo de risco, para desempenhar o trabalho em domicílio. “O profissional precisa seguir orientação do titular de cada pasta, com exceção dos servidores que atuam na área de segurança pública e no sistema público de saúde”, explica, no texto. Os serviços de saúde, guarda municipal e limpeza urbana continuam as atividades em regime de plantão ou revezamento para equilibrar o convívio social.
Com a criação da Comissão de Combate ao Covid-19, o prefeito quer adotar medidas para pandemia com estudos técnicos e estratégia, como a suspensão de eventos de qualquer natureza com público superior a 500 pessoas em locais abertos e de 100 pessoas em locais fechados. O prefeito esclarece que no último caso, na suspensão de uma festa particular, solicitou o cancelamento por irregularidades a partir do decreto e repudia atitudes que estimulem o contrário. O evento seria realizado nos próximos dias 28 e 29 de março.
Klever explica que como medidas individuais “recomenda que pacientes com sintomas respiratórios fiquem restritos ao seu domicílio e que pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas evitem sua circulação em ambientes com aglomeração de pessoas”, finaliza.
Assessoria de comunicação de Japaratinga