Presidência não convoca Prefeitos de Alagoas para videoconferência Municípios
Apenas prefeitos das capitais se reuniram com o presidente Bolsonaro, mas todos os gestores estão atentos às recomendações
Os prefeitos alagoanos estão juntando forças e colocando em prática as ações determinadas pelo Governo do Estado de Alagoas para prevenir e diminuir o risco de contagio do COVID-19. Estabelecimentos comerciais e órgãos públicos estão fechados e a campanha fique em casa foi intensificada.
Prefeitos das capitais se reuniram através de videoconferência no último domingo, dia 22, com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde e discutiram novas medidas de enfrentamento contra a doença.
Ao contrário do que foi noticiado em alguns sites da mídia alagoana, os prefeitos do sertão de Alagoas, de outros municípios e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) não foram convidados a participar desse encontro, já que o Governo Federal não disponibilizou nenhum link para participar da conferência. Mas todos os prefeitos alagoanos ficaram atentos às recomendações deliberadas, já que a AMA tem divulgado intensamente nos grupos de whatsapp e contato direto com os gestores.
As feiras livres continuam acontecendo para abastecer os cidadãos e girar a economia do estado, mas diversos cuidados precisam ser tomados, como a distância mínima de um metro entre as barracas.
Postos de combustíveis, supermercados, farmácias, postos de saúde e hospitais, entregadores de gás de cozinha e água são alguns dos exemplos que não vão parar.
Campanha de Vacinação
Nesta segunda-feira (23), os municípios iniciam a campanha de vacinação. A primeira etapa é destinada a idosos e trabalhadores da saúde. A ação foi antecipada neste ano para ajudar na identificação de pacientes com Covid-19, a imunização não tem eficácia contra o coronavírus, mas como os sintomas são parecidos com os da gripe, a medida facilita os diagnósticos por exclusão. Cada município criou sua própria estratégia de vacinação para evitar aglomerações.