Cartão Cria vai beneficiar crianças nos municípios alagoanos Municípios
Os prefeitos assinaram um convênio com o Governo de Alagoas para receber recursos do maior programa de transferência de renda. O Cartão Cria que faz parte do programa Criança Alagoana, irá beneficiar famílias que vivem na pobreza e extrema pobreza, que possuem gestantes ou crianças de até 6 anos de vida ou portadoras da síndrome congênita por Zikavírus.
Prefeitos, prefeitas, secretários e secretárias de Assistência Social e primeiras damas estiveram presentes no lançamento oficial do cartão, na manhã desta segunda-feira, dia 01, no Centro de Convenções.
“O Cria visa o desenvolvimento integral da primeira infância, a assistência desde gravidez até a criança desde os sessenta meses de vida. Vai ajudar sobretudo as pessoas mais carentes que estão no cadúnico e vão receber uma bolsa mensal de 100 reais. Essa ação é muito importante nesse momento de pandemia que a gente se preocupa com a saúde e com a retomada da economia”, afirmou o governador Renan Filho.
O Cartão Cria será um auxílio financeiro pago mensalmente, através da Caixa Econômica, e que deverá ser destinado a compras de alimentos para garantir mais qualidade nutricional para gestantes e crianças dos municípios alagoanos.
“Esse cartão vai injetar recursos e potencializar o poder de compra das pessoas, movimentando o mercado das cidades. É nesse momento pós-pandemia, que as pessoas sentirão os efeitos da pandemia, como o desemprego, agora é o momento que precisamos cuidar das pessoas. Pode contar com a parceria dos prefeitos para alcançar o maior número de pessoas”, afirmou o presidente da AMA, Hugo Wanderley.
Neste primeiro momento, já foram cadastradas 9 mil famílias, as quais já vão começar a receber o benefício a partir de fevereiro. O Governo do Estado quer alcançar cerca de 140 mil famílias cadastradas até o final de 2021.
“O lançamento do cartão Cria é uma porta que se abre para milhares de mãe das crianças mais necessitadas de Alagoas. É resultado de um caminho longo, planejado, no qual queremos reverter a pobreza e diminuir a desigualdade social”, afirmou a primeira-dama, Renata Calheiros, coordenadora do Cria.
Além dos fatores de saúde, o auxílio possibilitará que as famílias gerem renda no próprio município. Os alimentos serão comprados em mercados e feiras, dando a opção de se adquirir produtos mais frescos e de época, dentro da oferta de cada região. Os prefeitos comemoram a iniciativa.