Webinar quer alinhar ideias e projetos da Economia Criativa com a gestão pública dos municípios Municípios
Evento vai ao ar no próximo dia 14 de julho com foco nos secretários de Desenvolvimento Econômico, de Cultura, servidores ligados a essas pastas e demais áreas relacionadas ao segmento criativo no estado
O segmento de Economia Criativa tem crescido cada vez mais pelo Brasil afora, e em Alagoas esse cenário também não é diferente. Para que empreendedores e poder público em Alagoas possam alinhar ideias e projetos nessa área, será realizado no próximo dia 14 de julho, às 9h30, o webinar ‘Economia Criativa e o Desenvolvimento Municipal’. O evento é uma iniciativa do Sebrae Alagoas, por meio da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD).
O público alvo são os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, de Cultura, servidores ligados a essas pastas e demais áreas relacionadas ao segmento de Economia Criativa no estado. Os agentes de desenvolvimento também devem participar do webinar para se atualizarem sobre as demandas que surgem da relação entre os empreendedores e o poder público.
“É um evento que vai ser realizado para todo o estado de Alagoas. A gente vai ter todos os municípios entre os convidados. A ideia é discutir conceitos sobre Economia Criativa e também pontuar alguns exemplos de municípios que já vem atuando na Economia Criativa como alternativa para o desenvolvimento da cidade”, explica a analista da UCD, Débora Lima.
“Vamos mostrar o que já existe em outros municípios, do que se trata a Economia Criativa, quais são os setores que fazem parte e, dessa forma, trazer esse conhecimento para os municípios. Nós consideramos muito importante a atuação na Economia Criativa. Inclusive, é um dos setores prioritários do atendimento do Sebrae, e por isso, nós traremos nesse evento informações para os municípios”, completa ela.
As inscrições para o webinar ‘Economia Criativa e o Desenvolvimento Municipal’ poderão ser feitas acessando a loja virtual do Sebrae Alagoas, no endereço loja.al.sebrae.com.br.
Mapeamento de negócios
Para entender o que se passa hoje no segmento de Economia Criativa no estado, o Sebrae Alagoas realizou no ano passado um mapeamento de negócios nessa área. E fez algumas constatações que têm ajudado a instituição a elaborar ações estratégicas para atender a esse público.
O mapeamento do setor no estado identificou, por exemplo, que entre os artesãos há uma preponderância feminina, escolaridade de ensino fundamental e médio incompleto com maior percentual, além de terem a atividade artesanal como sua principal fonte de renda.
“Os dados do mapeamento nos levam a concluir que há uma baixa remuneração dos artesãos com a atividade e é muito pouca para manter muita gente nas famílias. E com a crise enfrentada por conta da pandemia, o artesanato é um dos setores mais afetados e essa situação piorou muito”, revela Marina Gatto, analista do Sebrae Alagoas.
Segundo os dados da pesquisa “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil – Edição 2019”, a mais recente realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), e de alcance nacional, o mercado de trabalho abriu 24.500 vagas para profissionais que atuam na economia digital e com foco na criação de produtos e serviços diferenciados para o consumidor – um dos pilares da Economia Criativa.
Analista de pesquisa de mercado (+42%); Analista de negócios (+23%); Chefe de Cozinha (+21%); Editor de mídia eletrônica (+20%); e Designer de eventos (+15,3%) apresentaram crescimento significativo. Logo depois aparecem Designer de moda (+14%); Designer de produtos (+10%); Designer gráfico (+4,9%); Programador (+3,3%); e Gerente de TI (1,4%).
O levantamento aponta que a digitalização e a necessidade de compreender o consumidor e as suas vontades são vistas como prioridade pelos empregadores que querem se destacar nesse ambiente novo e competitivo.
Atendimento remoto
A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.