Plano diretor de Porto de Pedras adota indicadores da ONU para a cidade Municípios
Após concluir o plano de ordenamento, que contou com a participação da comunidade, Porto de Pedras avança para o Plano Diretor que vai garantir o desenvolvimento social, turístico e econômico da cidade. Após várias reuniões preparatórias com a empresa Vinicius Ribeiro arquitetura, planejamento e mobilidade LTDA, vencedora do processo licitatório feito pelo governo do Estado, o cronograma de trabalho começa a ser executado.
A ideia é introduzir, de forma inovadora, indicadores e ações dos dezessete indicadores dos objetivos de desenvolvimento sustentável- ODS- da ONU que compõem a agenda 2030. Porto de Pedras também deverá ser a primeira cidade a implantar ISOs de sustentabilidade em Alagoas.
O projeto é dividido em oito etapas que levam em conta criação de um espaço físico e virtual, audiências públicas, criação do núcleo gestor, gestão técnica para levantamentos de dados, leis, análises e diagnóstico, apresentação à população para pactuação das propostas e estruturação do projeto de lei do plano a ser apreciado e votado pela Câmara de vereadores para se tornar lei.
Todo o desenvolvimento do plano segue as normativas previstas pelo Estatuto das Cidades e será coordenada pelo arquiteto urbanista Vinícius De Tomasi Ribeiro com apoio das secretarias municipais.
Oferecer à Porto de Pedras um plano diretor é um sonho antigo do prefeito Henrique Vilela que aposta no crescimento apoiado em pilares onde o futuro do município- urbano e rural- esteja assegurado para as próximas gerações através de regras que assegurem o desenvolvimento sustentável e preserve as características naturais.
ASCOM PORTO DE PEDRAS