MOEDA SOCIAL: Escola de Coruripe promove mais uma feira para que estudantes trabalhem a educação fiscal Coruripe
EMEB José Wilson concorre a prêmio nacional sobre a temática
Na próxima segunda-feira (7), a Escola de Educação Básica Vereador José Wilson realiza a 2ª Feira de Educação Fiscal de Coruripe, voltada aos alunos do 6º ao 9º ano. O projeto iniciado em agosto deste ano na escola do Povoado Areias tem por objetivo conscientizar os alunos para a educação fiscal, com norte no pagamento de impostos e na fiscalização de gastos públicos.
O gestor da unidade de ensino, Caio Rodrigo, explicou como será o funcionamento de mais um dia de aprendizado. “A feira vai acontecer no dia 7 durante o intervalo das aulas, no período da tarde. Vamos oferecer brindes para que eles possam comprar. Durante o mês de outubro eles receberam moedas sociais, vales e com isso poderão realizar suas compras”, explicou o gestor.
A feira tem por objetivo de uma forma divertida trabalhar a educação fiscal dos alunos. “Com a moeda social tivemos uma mudança de comportamento entre os alunos e de uma forma bem divertida. Além de tudo, conseguimos resgatar o sentido de cuidar do patrimônio da escola ao espalharmos códigos QR Codes por diversos pontos, onde qualquer pessoa pode ter acesso às informações daquele equipamento. Somando a isso, passaram a entender tudo sobre o pagamento de impostos”, acrescentou.
Novidade na feira
Nesta edição, mais um aprendizado aos alunos, agora vindo de casa e da rua. “Os alunos nesta edição vão ter que trazer notas fiscais de produtos que adquirirem na rua, ou de produtos adquiridos por seus pais. Com mais essa iniciativa, vamos fazer com que eles peçam notas fiscais ao comprar, trabalhar a necessidade de garantia e procedência do que for adquirido no comércio. Com as notas que eles trouxerem, ganham descontos na compra dos brindes na feira da escola”, encerrou Caio Rodrigo.
A 2ª Feira de Educação Fiscal de Coruripe acontece na próxima segunda-feira, na Escola Vereador José Wilson, localizada do Povoado Areias.
Prêmio Nacional
A unidade de ensino foi uma das primeiras a trabalhar com a moeda social. A partir da iniciativa, passou a concorrer ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal. O resultado acontecerá no dia 29 de novembro, em Brasília.
A premiação é realizada há dez anos pela Febrafite (Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais). O objetivo do prêmio é valorizar projetos com as temáticas da função social dos tributos e a qualidade do gasto público.
Podem participar: escolas, instituições (universidades, organizações não governamentais, prefeituras, secretarias municipais e demais instituições da iniciativa pública e privada), imprensa e projetos da área de tecnologia
—