Secretaria de Saúde de Jundiá inicia atividades do Novembro Azul Jundiá
A secretaria de Saúde do município de Jundiá realizou nesta sexta-feira, 11, a primeira das atividades previstas para o mês de novembro em comemoração ao Novembro Azul. A ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde Josefa Ferreira de Souza (PSF 1) e ofertou serviços como testes rápidos, atendimento odontológico, vacinação e palestras sobre os cuidados que o homem deve tomar para a prevenção do câncer de próstata.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Buarque, a campanha com o tema “Cuidar da saúde também é coisa de homem” terá ainda outras atividades durante todo o mês de novembro, incentivando os homens a realizarem os exames preventivos que previnem o aparecimento da doença. “Nosso objetivo é incentivar aos homens na faixa etária acima dos 40 anos que façam o exame do PSA”, complementa o secretário.
Durante o mês serão realizadas atividades no centro de especialidades e no PSF 2 Antônio Verçosa, no conjunto Maria de Lourdes Rufino. No dia 29 de novembro será o Dia D da campanha, também no conjunto Maria de Lourdes Rufino, que terá a presença do prefeito Jorge Galvão, participação da Câmara de Vereadores e equipe da Saúde. “É um trabalho de conscientização para os homens da nossa cidade”, disse Rodrigo Buarque.
Através de suas redes sociais, o prefeito Jorge Galvão, também fez um apelo para que o público masculino compareça aos postos de saúde para participar das ações preventivas ao câncer de próstata. “Quero ressaltar a importância do homem realizar os exames de prevenção ao câncer de próstata. Durante todo o mês de novembro teremos diversas ações ligadas a campanha para Jundiá. Lembre-se, se cuidar também é coisa de homem!”.
Novembro Azul
Novembro Azul é uma campanha que busca conscientizar a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além da importância de cuidados integrais com a saúde do homem. O câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns no mundo e tem prevalência em homens com idade acima de 65 anos. A campanha teve início na Austrália em 2003 e ao longo do tempo, acabou integrando o calendário mundial.