Com o apoio do Sebrae, laticínio de Craíbas é a primeira empresa a obter o Selo de Inspeção Municipal Craíbas
Conagreste homenageia a instituição pela parceria na implementação dessa certificação que permitirá a comercialização em toda a região
Por: Fábio Costa – Savannah Comunicação Corporativa
Fotos: Conagreste
O Laticínio São José, localizado no Povoado Riacho da Onça, em Craíbas, foi a primeira empresa a receber a certificação o Selo de Inspeção Municipal (SIMc), por meio de ações do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) e apoio do Sebrae Alagoas. Com isso, poderá comercializar seus produtos nos 23 municípios que integram o consórcio e também vender para as gestões municipais, especialmente, referente a merenda escolar.
O Sebrae Alagoas foi homenageado com uma placa de agradecimento pela parceria na concretização do SIMc, concedida pelo Conagreste, durante a solenidade de entrega da certificação, realizada no dia 1º deste mês. Essa ação foi realizada pelo presidente do consórcio, Marlan Ferreira, e pelo prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira, sendo o Sebrae Alagoas representado pela gerente de Competitividade e Desenvolvimento, Renata Fonseca.
Para o presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, a concessão do selo abre um novo horizonte para o laticínio. “É uma grande conquista, com uma dimensão enorme para o Laticínio São José, que tinha a comercialização de seus produtos limitada a Craíbas e, agora, com o SIMc, vai poder vender em 23 municípios”, disse Marlan.
Estímulo
A analista de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Camila Nascimento, que acompanhou todo o fluxo de procedimentos para essa conquista, recebendo também o apoio da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca, explicou que a instituição atua no sentido de estimular o consórcio a inserir nas suas finalidades o serviço de inspeção. Isso fez com que os municípios legislassem sobre essa pauta e concedessem ao Conagreste a execução do serviço de inspeção e concessão do selo. Ela destacou a importância do selo para as empresas que trabalham com produtos de origem animal, como o Laticínio São José.
“Antes, o laticínio ficava limitado ao seu próprio município, que tem uma população de 24 mil habitantes. Com o selo, o empreendimento amplia sua atuação para todos os 23 municípios que fazem parte do consórcio e pode atingir uma população estimada em mais de 700 mil habitantes”, ressaltou Camila.
Segundo a analista, há mais 12 estabelecimentos em fase de adequação para receber o selo, e o Sebrae vai oferecer apoio para que eles possam dar celeridade ao processo e obter a certificação o mais rápido possível e, assim, ampliar seu mercado. Além disso, o Conagreste está em processo de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), o que permitirá que produtos de origem animal de empresas do Agreste possam ser comercializados em todo o país.
* Com informações da assessoria do Conagreste