AMA orienta técnicos sobre atualização do e-Social Municípios
AMA orienta técnicos sobre atualização do e-Social
A Associação dos Municípios Alagoanos- AMA – encerra o calendário de capacitações técnicas com orientações sobre as atualizações e como colocar o sistema do e-Social em dia nos órgãos públicos do Município. Com esse curso, a Associação supera a marca dos 2.500 técnicos que participaram dos cursos oferecidos.
Criado em 2014 como parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o eSocial é um projeto do Governo Federal que busca digitalizar e unificar o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. A implantação do sistema deve ser feita pelo gestor por meio de etapas definidas em um cronograma, sendo a mais recente a fase 4 que está com prazo de complementação de informações. Deixar de realizar o procedimento na ferramenta pode recair na transferência de verbas por parte do governo federal.
“ Ao enxergar essas demandas do conjunto de cada cidade, a AMA consegue, dentro do cronograma do qual cada um segue, uma unidade, uma colaboração entre todos, contribuindo para que todos possam cumprir mais essa obrigação”, disse o consultor Alberto Borges, especialista em e-social.
Sobre esses procedimentos, o palestrante Alberto Borges, consultor em transformação de processos e gestão da mudança, sócio Lumi Consult, disse também que o e-social traz várias mudanças para os municípios e foi trazido para o poder público através de uma série de decisões. O sistema agora é mais complexo porque reúne o cumprimento de legislações associado ao conjunto de outras obrigações, como lançamento dos regimes próprios de previdência.