Ações de combate a mosquito transmissor da zika são intensificadas em Atalaia Municípios
Iniciativa envolve ações como a vistoria nas residências e outros estabelecimentos, palestras educativas e panfletagens
Apesar de não constar nenhum caso confirmado de Zika vírus em Atalaia, a Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo treinamentos técnicos aos profissionais do setor e ações, a fim de esclarecer dúvidas da população referentes ao vírus.
A iniciativa faz parte da campanha “Atalaia contra o Aedes aegypti: entre nessa luta” e envolve ações como a vistoria nas residências e outros estabelecimentos, orientação para moradores e comerciantes, colagem de cartazes, panfletagem, vistoria nas unidades escolares, retirada de criadouros das vias públicas e palestras educativas.
Para a coordenadora do Núcleo de promoção à Saúde, Sandileide Vieira, a secretaria precisa da parceria da população. “O mosquito da dengue também é responsável pela transmissão do vírus zika e do chikungunya, e como não existe vacina contra a doença, a melhor forma de preveni-la é tomando os devidos cuidados e seguindo as orientações, para evitar a proliferação dos mosquitos”, argumenta.
Como parte da programação, a operação que teve início no bairro José Paulino, acontecerá em outras regiões do município nas próximas semanas.
ASCOM / Atalaia