Agricultores de Traipu assistem palestra sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde humana e ambiental Agricultura
Dezenas de agricultores de Traipu participaram, esta semana, de uma oficina sobre os impactos dos agrotóxicos à saúde humana e ao meio ambiente. O evento foi realizado na Secretaria de Agricultura do município.
Realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Cesmac e ministrada por professores da instituição educacional, a palestra levou, aos agricultores, esclarecimentos sobre a ação dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente.
A palestra foi apresentada na presença de representantes da gestão municipal, a exemplo dos secretários de Agricultura, Edjane Santos. Foram apontados dados como: os agrotóxicos mais utilizados, processo de produção agrícola, principais culturas, condições de saúde dos trabalhadores, análise de parâmetros bioquímicos, níveis de intoxicação e efeitos na saúde provocadas pelo uso dos agrotóxicos, como por exemplo, alterações renal e hepática.
Durante a realização da palestra, a equipe da secretaria de Agricultura realizou exames, avaliações médicas e coleta de sangue nos agricultores. Também foram distribuídas sementes e emitidas Declarações de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para os agricultores inscritos no programa Produz Traipu.
“É muito importante essa ação, para levar esclarecimentos aos agricultores de Traipu, sobre os perigos que os agrotóxicos oferecem à saúde deles, da família, do ser humano, assim como do meio ambiente. São informações necessárias e fundamentais para que eles plantem com consciência e segurança”, destacou o prefeito de Traipu, Lucas Santos.