AMA apoia Jogos Indígenas de Alagoas Esporte
Com o objetivo de mobilizar e incentivar a prática esportiva e cultural dos povos Indígenas, o Governo do Estado de Alagoas vai organizar uma competição estadual nos dias 22 a 24 de novembro, no Estádio Rei Pelé. Uma equipe da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ) esteve hoje (25), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para apresentar o projeto e solicitar apoio da instituição.
Segundo o Wagno Luiz, superintendente do SELAJ, o campeonato vai além do caráter competitivo, mas trata também do fortalecimento e afirmação da identidade cultural, promovendo a interação entre os povos e a sociedade. Além dos jogos, haverá feira de artesanato e agrícola, elevando potencial turístico do evento.
A AMA vai auxiliar no contato com os prefeitos e secretários municipais para que sejam oferecidos o transporte dos participantes até o Estádio Rei Pelé. “O Estado já será responsável pela estadia e alimentação de todos, queremos o apoio dos municípios com o transporte”, afirmou Wagno.
O evento vai mobilizar cerca de 300 pessoas de 11 tribos indígenas, são elas: Xucurú-Kariri, em Palmeira dos Índios, Koiupanká, de Inhapi, Karapotó Plakiô, de São Sebastião, Kalankó, de Água Branca, Wassú-Cocal, de Joaquim Gomes, Jeripankó, de Pariconha, Aconã, de Traipu, Katoquin, de Pariconha, Kariri- Xocó, de Porto Real do Colégio, Karuazú, de Pariconha e Tinguí-Botó, de Feira Grande.
Para o superintendente da AMA, Wladimir Wanderley, eventos como esses são importantes para mobilizar a população dos municípios. “As competições esportivas sempre geram curiosidade e mobilizam as pessoas”, afirmou ao agradecer a procura e garantir o apoio da AMA não apenas nesse evento, como também em outras competições estaduais.
A equipe da SELAJ também apresentou o projeto da terceira edição dos Jogos Aberto de Alagoas, que vai acontecer entre os dias 8 a 11 de novembro, no Estádio Rei Pelé. A ideia é que a AMA tenha uma participação mais direta na próxima edição do evento, que pretende ampliar o campo de atuação dos municípios, realizando campeonatos regionais, e aumentar o número de esportes que participam da competição.
O gerente de Apoio Institucional da AMA, Pedro Ferro, também colocou à disposição da secretaria possíveis parcerias de capacitação para os secretários municipais. “Estamos criando o calendário de cursos do ano de 2018, podemos estabelecer uma parceria que leve capacitação aos secretários de esporte”, afirmou.
Também participaram da reunião a gerente de Articulação Municipal da AMA, Larissa Ferro, e Charles Herberte, secretário executivo da SELAJ.