AMA destaca parceria com a ONU Habitat Municípios
O Governo de Alagoas e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) realizam o Workshop Construindo Capacidades: Nova Agenda Urbana e o desenvolvimento do Estado de Alagoas, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), no Centro de Maceió. A capacitação tem apoio da Associação de Municípios Alagoanos (AMA).
O gerente de Apoio Institucional Pedro Ferro destacou a parceria da AMA com diversos órgãos públicos e privados como fundamentais nesse processo de aprimoramento. Com um nome referência, a ONU Habitat amplia as possibilidades de capacitações, o que é positivo nesse momento em que se busca a excelência na gestão.
O treinamento capacita servidores envolvidos no desenvolvimento de políticas e programas das prefeituras de Alagoas e do Governo do Estado, além de alinhar as políticas públicas, planos e ações do Governo às agendas globais de desenvolvimento sustentável.
Os temas “Políticas públicas e desenvolvimento urbano em Alagoas” e “Experiências inovadoras de instrumentos de planejamento urbano” foram discutidos, respectivamente, pelos arquitetos Débora Cavalcanti e Daniel Montandon. “Esse treinamento é bastante focado em tirar a Nova Agenda Urbana do papel com a ajuda dos instrumentos técnicos certos. São mecanismos práticos que estão incluídos no Estatuto das Cidades, como os de qualificação urbana, o direito de construir e aperfeiçoar o espaço público, mas que são poucos utilizados”, explica o arquiteto Daniel Montandon.
A Nova Agenda Urbana é um documento que reúne princípios e ações estratégicas a serem adotadas para o alcance do desenvolvimento urbano sustentável e repensar a forma como as cidades são construídas, gerenciadas e vivenciadas. O treinamento acontece também sob a ótica do 11° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata da moradia adequada, inclusão social, segurança urbana, resiliência e sustentabilidade das cidades e assentamentos humanos.
“Discutir esses temas é uma passo crucial para o desenvolvimento urbano e econômico do estado como um todo, tendo em vista que há muita necessidade de capacitação dos servidores municipais e estaduais, de valorização das pessoas que já são instruídas para que não precisem sair de seu espaço”, declarou a arquiteta Débora Cavalcanti.
Texto de Dayris Carvalho