AMA é parceira em evento contra corrupção Municípios
Em comemoração ao Dia Internacional Contra Corrupção, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com o Fórum de Combate à Corrupção (Focco), que integra órgãos de fiscalização e controle, realizaram um evento para discutir a temática. Compondo a programação, também foi realizado o III Encontro da Rede de Controladorias do Estado de Alagoas.
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) é parceira em ações que orientam sobre as boas práticas na gestão pública. O coordenador do Fórum de Combate a Corrupção (Focco), José Carlos Castro, destacou a AMA por incentivar a prevenção da corrupção. O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, esteve presente na abertura do evento e ressaltou que existe boa vontade na maioria dos gestores públicos, mas é preciso dar condições de trabalho. “Estamos com diversos repasses federais atrasados e muitas vezes são os prefeitos que pagam por essa responsabilidade”, afirmou.
Em 2016, os prefeitos enfrentaram dificuldades com a falta de verba federal, programas defasados e repasses atrasados, aumento das responsabilidades municipais e o orçamento, cada vez mais, enxuto. “É inegável, estamos vivendo uma crise política e moral, que está abalando as estruturas da sociedade brasileira. Porém, sem esperança nenhum projeto vai para frente. O trabalho da AMA é mostrar que, mesmo diante da adversidade, a gestão precisa ser eficiente. E, nesse caso, a figura do controlador é fundamental”, completou Beltrão.
Os órgãos de controle têm sido parceiros da AMA no trabalho de orientação aos gestores municipais. Em outubro, por exemplo, foi realizado o encontro para esclarecer regras da transição do mandato.