Apoiada pela SEMAS, conferência discute diretrizes para implementação de política públicas voltadas para crianças e adolescentes em Jundiá
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu, na última quinta-feira (1/12), a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jundiá, na Escola Estadual Delmo Ferreira da Silva. Com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a conferência definiu as ações a serem implementadas como políticas públicas na área da assistência social, educação, saúde, cultura e lazer pelos próximos anos no município.
A conferência reuniu cerca de 100 participantes entre crianças, adolescentes, secretários municipais, representantes das organizações da sociedade civil, do legislativo municipal e dos serviços das políticas públicas. O prefeito Jorge Galvão e a Secretária Municipal de Assistência Social Bruna Galvão também marcaram presença.
A terceira edição da conferência abordou o tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
Para marcar o início das atividades, a Banda Filarmônica 26 de Agosto executou o hino nacional e as crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizaram uma apresentação cultural da dança da peneira. Após a leitura e aprovação do regimento interno, o psicopedagogo Fernando Pereira de Souza discutiu sobre os reflexos da pandemia da covid-19 no cotidiano das crianças e adolescentes e a importância de propor ações que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.
Além das deliberações das propostas discutidas pelos participantes para cada um dos cinco eixos, também foram eleitos os delegados que vão representar o município de Jundiá na Conferência Estadual, que ainda não há data definida.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Bruna Galvão, definiu que a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é essencial para o fortalecimento e continuidade dos projetos que garantem mais dignidade e segurança para os munícipes.
“Cuidar das nossas crianças e adolescentes é prioridade da Secretaria Municipal de Assistência Social. E essa conferência é um espaço muito importante para discutir e projetar, em conjunto com toda a sociedade, as ações que serão implementadas em nosso município pelos próximos meses”, afirmou.
ASCOM/SEMAS