Atuação da AMA diante da pandemia tem sido elogiada por vários setores Municípios
Gestores, secretários, lideranças municipais , a população e a imprensa têm apoiado a forma como a Associação dos Municípios Alagoanos- AMA- tem conduzido as ações de alerta e combate ao coranavírus- Covid 19- desde o início da pandemia.
Desde o dia 13 de março a AMA determinou um home office com todos os seus técnicos para garantir orientação em tempo real a todos os gestores e equipe técnica.
A presidente Pauline Pereira mantém canais permanentes cobrando ações de todas as áreas e tem participado e também criado “lives” para debater os problemas que surgem todos os dias, bem como as soluções e determinações do governo federal, estadual e órgãos de controle.
Em quase 60 dias de isolamento , gerentes e técnicos da AMA têm estado de plantão , incluindo os finais de semana, disse a gerente de Comunicação, Zélia Cavalcanti. “Estamos sintonizados para trazer o máximo de informação aos gestores”, disse.
Cada um a seu modo. A superintendência tem toda a coordenação , sob supervisão da presidência,distribuindo as demandas para as áreas de comunicação, articulação política, institucional, jurídico, saúde, educação .
A orientação aos gestores é diária com relação a todos os assuntos em pauta como medidas de prevenção, determinações federais e estaduais contidas em decretos, portarias e novas leis, planejamento para recursos da merenda e assistência social, exemplos de boas práticas, atualização da luta municipalista , junto ao executivo federal e Congresso para compensações financeiras neste momento de tanta dificuldade, como também sobre o acompanhamento das ações estaduais e dados estatísticos do coronavírus.
A presidente Pauline Pereira também tem contato permanente com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios- Glademir Aroldi, no acompanhamento das pautas que estão no Congresso em benefício das cidades. A AMA tem participado das webconferências e também contribuiu para algumas vitórias , como a atuação do líder do PP, deputado Arthur Lira , no projeto que garante a manutenção dos valores do FPM e, em Alagoas, defendido a ação de vários parlamentares na Assembléia para que o governo de Alagoas também mantenha o rapasse do ICMS nos índices de 2019.
Numa live inédita, a AMA reuniu gestores, técnicos da CNM, MS, Cosems, OAB, MPE e o secretário Alexandre Ayres para debater a situação do avanço da doença com um dos mais renomados técnicos do país, o doutor em saúde pública e pesquisador da Fiocruz Daniel Soranz, para se debater a organização do sistema de saúde diante dessa pandemia.
A presidente Pauline Pereira reforça que, desde o primeiro momento os municípios se reinventaram, em todos os sentidos, para proteger a população e pede o apoio do Ministério Público, Defensoria e Órgãos de Controle para que, auxiliem aos gestores na difícil missão de mostrar e convencer a população a não sair de casa. “ Tudo o que foi determinado, os gestores estão fazendo há muito tempo. A hora é de mais parceria”, finalizou.
“Todos os resultados estão no site da AMA, nas redes sociais e grupos de divulgação”, disse a gerente de comunicação , destacando a importância do acesso a essas ferramentas pelos gestores e comunidade municipalista.
Só para citar alguns números, desde o dia 13 de março , a AMA já expediu mais de 45 notas e releases, 90 peças gráficas, 350 atendimentos à imprensa e 454 compartilhamentos dos trabalhos na média estadual , sendo referência para várias entidades e assessorias.
A assessora de comunicação Elaine Rafaela, que atende a alguns municípios enalteceu o trabalho da AMA, que tem se destacado nacionalmente pelo apoio que tem garantido aos gestores e equipes técnicas nesse momento de pandemia. O repórter da Gazeta de Alagoas, Arnaldo Ferreira e o coordenador do TNH1, Gilson Monteiro também avaliam como “ muito positivas ”as ações da Entidade, principalmente pelo conteúdo produzido, a rapidez nas informações à imprensa.