Casa das Marias vai fortalecer as mulheres e promover o empreendedorismo feminino no município de Taquarana Municípios
A inauguração oficial do Instituto Maria Edite da Silva – Casa das Marias, será no dia 03 de março, às 13h, na sede da instituição, na Avenida Santa Cruz, s/n, (vizinho da escola municipal da Taboca), em Taquarana. O evento, dentro dos protocolos sanitários exigidos pela pandemia, é marcado pelo início da primeira turma do curso de Gastronomia (salgadeira) para as mulheres, em parceria com o Senac Alagoas e a Prefeitura Municipal de Taquarana. O curso do Programa Senac de Gratuidade atende ao projeto “Marias Mãos na Massa” de capacitação e empreendedorismo feminino da Casa das Marias.
O Instituto Maria Edite da Silva – Casa das Marias surgiu do sonho e objetivo da jornalista Cléa Paixão, potencializado pelos 10 irmãos e mais de 30 sobrinhos, de realizar em prol do fortalecimento de meninas, mulheres e idosas do município onde nasceu e do agreste alagoano, na construção de uma sociedade mais justa, igualitária, democrática, cidadã, inclusiva, pacífica, apartidária e sustentável.
A instituição leva o nome da matriarca da família da jornalista Cléa Paixão, Maria Edite, que foi uma mulher que muito ajudou a população de Taquarana, município há 110 km de Maceió, com cerca de 20 mil habitantes, segundo o IBGE/2018. Cléa mora em Brasília há 26 anos, sempre envolvida nas causas femininas, inclusive no Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Brasília/DF, e outros movimentos nacionais e globais. É idealizadora do canal no Youtube As Marias do Brasil http://youtube.com/c/AsMariasdoBrasil, autora do livro A influência da mulher no mundo: família, religião e sociedade (apresentado pela Maria da Penha – mulher que deu nome à Lei), coordenou, durante três anos, a comunicação nacional da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres – 2006, 2007 e 2008 (neste período a campanha mundial era unifica no Brasil).
O Instituto é uma associação sem fins econômicos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, de interesse público, municipal, estadual e nacional, de caráter social, assistencialista, ambientalista, educacional, cultural, científica, apartidário, pacifista e inclusivo. Além do curso profissionalizante de Gastronomia (salgadeira), a Casa das Marias também se prepara para oferecer cursos de moda (corte e costura), beleza, música, artesanato e outros, além de palestra com temas de interesse das mulheres e das famílias, atividades culturais e esporte.
“A proposta é promover a profissionalização e geração de oportunidades para que as mulheres de Taquarana possam empreender e conquistar renda própria. Acreditamos que uma mulher fortalecida, com seu próprio dinheiro e autoestima elevada diz não à violência, é mais feliz e toda a família é beneficiada”, afirma Cléa Paixão que é fundadora da Casa das Marias e atua na função de embaixadora da instituição. A presidente Francisca Silva, complementa: “será um trabalho integrando a educação, profissionalização, agricultura sustentável, preservação do meio ambiente, saúde da mulher, geração de renda igualdade de gênero e enfrentamento à violência contra as mulheres, quando for preciso. Ou seja, apoiar a mulher de todas as formas”
Inscrição para Curso de Gastronomia (salgadeira) – As inscrições são gratuitas, do dia 17 a 25 de fevereiro, das 13h às 17h, na sede da Casa das Marias. É necessário que as interessadas tenham mais de 16 anos e levem os seguintes documentos: originais com cópias: RG, CPF, comprovante de residência e declaração escolar ou histórico (com no mínimo a antiga 4ª série, que é hoje o 5° ano). As aulas começam no dia, 03 de março e vão até o dia 05 de maio de 2022, das 13h às 17h, de segunda a sexta, na Casa das Marias. No final receberão certificado do curso de 160 horas. A primeira turma oferece 20 vagas, após o preenchimento das vagas será feito um cadastro reserva para a próxima turma.