CIB aprova habilitações para mais 14 Centros Especializados em Reabilitação Municípios
Na reunião, foram pactuados mais 28 leitos para os hospitais de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios
A Comissão Intergestores Bipartite de Alagoas (CIB) aprovou, para serem encaminhadas ao Ministério da Saúde, as habilitações de dez leitos de UTI Adulto Tipo III do Hospital Chama, em Arapiraca; a de dez leitos de UTI Pediátrica do Hospital Geral do Estado (HGE) e oito para a UTI Neonatal Tipo II do Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia, em Palmeira dos Índios.
Foram pactuados ainda, na reunião da CIB, a adesão de Novo Lino ao Programa Samu 192 e a habilitação da Santa Casa de Misericórdia de Maceió como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral/Parenteral do Estado de Alagoas. A pactuação se deu nessa segunda-feira (14), no Conselho de Regional de Psicologia, e contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL).
O ponto extra da pauta da 1ª Reunião da CIB do ano de 2016 foi o Plano de Ação Estadual da Rede de Cuidados de Pessoas com Deficiência. De acordo com o presidente do Cosems, Ubiratan Pedrosa, já existem no Estado dez Centros Especializados em Reabilitação (CER) devidamente habilitados pelo MS, sendo sete em Maceió e três em Arapiraca e foram solicitadas dentro do plano 14 novas habilitações, uma vez que, pela discussão técnica, são importantes para atender a necessidade da população, bem como para o fortalecimento da regionalização.
“Os gestores fizeram a hierarquização de prioridades contemplando os serviços para as regiões, descentralizando a oferta de serviços que estão concentrados nas sedes das duas macrorregiões de saúde de Maceió e Arapiraca. Com isso, potencializa-se o acesso do usuário”, destacou Pedrosa, acrescentando que entre os municípios prioritários estão Penedo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca, União dos Palmares, Pão de Açúcar e Coruripe.
Diretoria Ampliada – Na manhã dessa segunda-feira, membros da Diretoria Ampliada do Cosems/AL discutiu a pauta que seria debatida na reunião da CIB. Na ocasião, secretários de Saúde se mostraram preocupados com a situação dos municípios, no tocante ao fornecimento de insumos importantes para a assistência materno-infantil, como o imunoglobulina anti-RH (matergam) e o prostaglandina (misoprostol).
Com relação à assistência ao diabético, eles afirmaram que os municípios estão sem receber as tiras de glicemia e as lancetas. Outro ponto que foi unanimidade nas queixas dos gestores de saúde é a falta da manutenção das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As insatisfações elencadas foram levadas ao conhecimento da Sesau, na reunião da CIB, para que que órgão se posicione sobre os assuntos.
ASCOM COSEMS