Cidades e Gestores encerra congresso com qualificação gratuita para mais de 2 mil inscritos Cidades e Gestores - Congresso e Expo
Com palestrantes de renome e inscrições gratuitas, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em parceria com Confederação Nacional de Municípios, ofereceu capacitação a mais de 2,5 mil técnicos, servidores, secretários e estudantes, que estiveram presentes nos três dias de Cidades e Gestores. O Congresso encerrou a programação na tarde deste sábado, dia 14, com palestras e cases de sucesso em três eixos: Consórcios, Contábil e Educação.
Exemplos de como unir forças para fazer uma gestão pública eficiente foi o assunto de destaque no Eixo Consórcios. O promotor de Justiça, José Antônio Malta, esteve presente neste eixio, e destacou o sucesso da parceria entre Ministério Público Estadual, AMA e prefeitos para o encerramento dos lixões, que transformou Alagoas no terceiro estado do Brasil e o primeiro do Nordeste a ter 100% dos lixões fechados, sem ter nenhuma ação judicial.
“Estar aqui para falar sobre esse assunto é mostrar para as pessoas que não tem conhecimento de como desenvolver esse projeto e como chegamos ao ponto de Alagoas ser 100% sem lixão e transmitir para pessoas de outros estados o trabalho do MP, da AMA e dos gestores”, afirmou. O assessor técnico da CNM, Celso Vedana, e a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Elaine Melo, também colaboraram no Eixo com suas experiências e expertises no assunto.
Os consórcios municipais de sucesso como o Conagreste, o Conisul e Cigip, através dos seus representantes Ivens Leão, Pedro Madeiro e Jesse Muricy, mostraram o funcionamento administrativo de cada um deles e comprovaram as experiências inovadoras na gestão consorciada dos serviços públicos.
A palestras do Eixo de Educação foram divididas em dois dias e neste sábado, teve a mediação do presidente da União Nacional do Secretários Municipais de Educação no Estado de Alagoas, Carlos Rubens de Araújo. O professor Luiz Miguel Garcia palestrou sobre os desafios da educação e as políticas educacionais em curso com foco no novo Fundeb. A educação do futuro também foi assunto nesse eixo com o professor Dalton Monteiro.
Os contadores discutiram diversos assuntos municipalista. O Eixo Contábil teve a mediação do diretor da Associação dos Controladores e Controladoria Interna Municipal (ACCIMA), Edson Fausto da Silva, e como debatedor Luiz Reinaldo Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas.
A primeira palestra teve como tema “Governança e Política Pública”, com o Secretário do Tribunal de Contas em Alagoas, Claudivan da Silva Costa. Já a professora e doutora em Ciência Jurídico-econômicas pela Universidade de Coimbra, Maria Raquel Firmino destacou que apesar da sua visão academista tentou dar uma visão pratica a respeito do município na Reforma Federativa e o dever da observância do princípio da subsidiariedade, tema da sua palestra.
O superintendente da Controladoria Geral da União em Alagoas (CGU), Moacir Rodrigues de Oliveira, palestrou sobre a Gestão de Risco no Contexto de Governança para Municípios. A Receita Federal também teve sua participação no Eixo Contábil, com o tema Campanha de destinação – o imposto de renda a serviço da cidadania, com o delegado Plínio Feitosa.