Circuito Penedo de Cinema da Ufal divulga filmes selecionados para 2021 Municípios
Os realizadores selecionados devem enviar, até o dia 27 de setembro, uma cópia em HD do filme para o e-mail respectivo a cada mostra. Os filmes serão exibidos na plataforma do Circuito Penedo de Cinema, além de haver sessões abertas ao público respeitando todo protocolo de segurança. Assim, tanto o público já habituado com o evento quanto aqueles que nunca puderam ir à mostra poderão desfrutar de uma vasta programação gratuita.
Na programação, serão exibidos 71 filmes, distribuídos no 14º Festival de Cinema Brasileiro, o 11º Festival de Cinema Universitário, o 8º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental e a 11ª Mostra de Cinema Infantil. A lista completa das obras pode ser conferida nas redes sociais do festival.
Seleção dos filmes
Cada mostra contou com uma curadoria diferente. Os responsáveis pelo 14º Festival do Cinema Brasileiro foram o realizador e pesquisador Nuno Balducci, o crítico e pesquisador de cinema Ricardo Lessa e a cineclubista e fundadora da Mostra Ebgbé Luciana Oliveira. A curadoria do 11º Festival Universitário foi feita pela produtora e pesquisadora Maysa Santos, o jornalista Felipe Guimarães; e a professora Raquel do Monte.
A comissão de seleção do 11º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental foi composta pela cineclubista e produtora cultural Yanara Galvão, a bióloga Milena Dutra e o professor Claudio Sampaio. Já os filmes da 11ª Mostra Infantil tiveram o grupo de curadores formado pelas professoras Camila Porto e Joseane do Espírito Santo, além do produtor cultural Devyd Santos.
Sobre o Circuito Penedo de Cinema
Ano após ano, o Circuito se reinventa e busca abrir espaço para novas discussões, sempre reafirmando seu papel como instrumento para olhares e perspectivas sobre o vasto patrimônio audiovisual alagoano e nacional em diálogo com a educação. Durante sete dias, a cidade histórica de Penedo recebe uma programação intensa e gratuita. Com a execução também digital do Circuito, além dos filmes disponibilizados no site do evento, debates, rodas de conversa e oficinas passaram a acontecer em formato on-line. O programa engloba, ainda, a exibição de longas-metragens brasileiros e uma retrospectiva da Mostra Sururu de Cinema Alagoano.
O festival se apresenta como lugar de resistência e luta diante das situações adversas para o campo da cultura no país. É nesse contexto de reafirmação do cinema nacional, de suas produções e da empregabilidade promovida pelo setor que o evento se faz ainda mais importante.
O Circuito, composto por três festivais competitivos, mostras não-competitivas e pelo 11º Encontro de Cinema Alagoano, é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBHSF), da Prefeitura de Penedo e do Sebrae Alagoas.