CNM cobra Ministério da Saúde repostas referentes ao pagamento de retroativo do piso de enfermagem Municípios
CNM cobra Ministério da Saúde repostas referentes ao pagamento de retroativo do piso de enfermagem
Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participaram de reunião com a Coordenação-Geral de Políticas Remuneratórias do Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde para cobrar respostas quanto ao pagamento do retroativo do piso de enfermagem para os Municípios. O encontro foi solicitado pela entidade, devido ao crescente aumento de demandas oriundas dos gestores municipais. Além disso, dado preliminar de pesquisa realizada pela CNM apontou que mais de 70% dos Municípios que enviaram ofício ao Ministério da Saúde solicitando revisão de dados não obtiveram nenhum retorno da pasta.
As queixas dos gestores chegaram à entidade com relação ao não recebimento de repasse referente ao retroativo do piso da enfermagem. Em resposta, a pasta reforçou que todas as devolutivas foram publicadas em portarias. Caso o Município não conste em nenhuma delas, deve fazer novamente solicitação ao Ministério da Saúde, inserindo os dados de forma correta.
Entretanto, a CNM reiterou que os Municípios não contemplados na Portaria GM/MS 4.155/24 devem ser informados das inconsistências que impossibilitaram o recebimento do retroativo com a maior brevidade, a fim de poderem realizar as possíveis correções. A falta de retorno do MS prejudica o repasse do complemento do piso em tempo oportuno aos profissionais de enfermagem.
Participaram da reunião as analistas técnicas em Saúde da CNM, Marcela Lemgruber e Midya Souza, além do coordenador-geral de Políticas Remuneratórias do Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde, Fábio Maia.
A CNM reforça aos Municípios a importância de estarem atentos às atualizações de dados preenchidos no InvestSUS e SCNES.
Leia Mais
Portaria divulga valores para acerto de contas do piso da enfermagem; CNM orienta gestores