CNM destaca ação do presidente da AMA Municípios
A união do movimento municipalista é bem representada pela Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, quando gestores de todo país se reúnem em Brasília para um encontro técnico e político. Neste sentido, há um esforço conjunto da Confederação Nacional de Municípios (CNM), dos consórcios e das entidades estaduais e microrregionais para mobilizar prefeitos (as), vice-prefeitos (as), secretários (as), vereadores (as) e outros profissionais, públicos e da iniciativa privada, envolvidos na administração municipal.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, esteve com o governador do Estado, Renan Filho, nesta semana para garantir a presença de mais uma autoridade no evento, que já entrou para o calendário político nacional. Representantes das estaduais estão se reunindo com os chefes do Executivo e parlamentares da base para reforçar a importância do encontro. Renan Filho foi reeleito em primeiro turno e tem, sob sua administração, 102 Municípios.
Por enquanto, há 70 inscritos na Marcha de Alagoas, sendo 39 prefeitos, 12 vereadores e 19 participantes em geral. O Estado está em quinto lugar na lista das Unidades Federativas com o maior número de prefeitos com a inscrição confirmada proporcionalmente. Enquanto AL tem 38% dos chefes do Executivo municipal inscritos, o primeiro lugar, Amapá, tem 94%.
Na programação oficial e preliminar do encontro, está previsto para as 15h30 de quarta-feira, 10 de abril, o Fórum de Governadores. No painel, que ocorre no palco principal, lideranças estaduais e municipais irão debater a pauta em comum. Nos últimos meses, governadores e representantes da CNM se encontraram em diferentes ocasiões, em que foram abordados pleitos como a redistribuição dos recursos dos royalties e do Imposto Sobre Serviços (ISS), o acesso às informações do Fundo de Participação dos Estados (FPE), e a regulamentação da Lei Kandir.
Leia mais
Municípios reforçam pedido de Estados ao STF sobre acesso aos dados do FPE
Por: Amanda Maia
Da Agência CNM de Notícias