Conferencia das cidades será nesta quinta Municípios
A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) realiza nesta quinta-feira (28), das 9h às 16h, seminário em alusão à 6ª Conferência Estadual das Cidades, no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. Nesta edição, o evento debate a “Função Social das Cidades e da Propriedade”, com ênfase em municípios inclusivos, participativos e socialmente justos.
O evento reúne representantes dos 102 municípios alagoanos e atende à convocação do Ministério das Cidades, por meio da 6ª Conferência Nacional das Cidades. Além de representar um marco de consolidação do fortalecimento da democracia no Brasil, o sistema de Conferências – Nacional, Estadual e Municipal – aponta para as diversidades de cada região. Ele também estimula a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano que considera as especificidades sociais e territoriais dos municípios.
O engajamento dos gestores é fundamental para a implantação e o fortalecimento do processo de conferências e conselhos, em todos os níveis da federação, cujos princípios são a participação e o controle social, sendo uma forma contínua de aproximar as ações dos governos à realidade da população.
Como um evento restrito aos representantes municipais, os participantes devem estar previamente cadastrados neste link. Cada prefeitura pode indicar dois nomes para participar do encontro.
”O Governo do Estado, mais uma vez, se apresenta como um canal de diálogo entre as Prefeituras e o Governo Federal, com um olhar atento para as dificuldades encontradas nos municípios alagoanos. Ouvir as demandas de cada região é fundamental para a construção de uma nova Alagoas”, destacou Aparecida Machado, secretária de Estado da Infraestrutura.
Sobre a 6ª Conferência Estadual das Cidades
Neste ano, o intuito do evento é discutir a qualidade de vida nas cidades. Por isso, a escolha de um tema que é o ponto central do desenvolvimento urbano orientado para a inclusão e a justiça social. A discussão do assunto implica, ainda, no desafio de considerar os interesses social e individual no espaço urbano, em benefício do conjunto da população.
Entre os desafios a serem debatidos na Conferência, estão espaços públicos de qualidade e acessíveis; habitações de interesse social; políticas de regularização fundiária urbana a favor de famílias de baixa renda; potencialidades econômicas das cidades; e os principais conflitos existentes nos municípios.
Cronograma municipal
Após o encontro estadual, as prefeituras devem ficar atentas à convocatória da Conferência Municipal, pelo conselho ou pelo governo do município, até o dia 6 de maio. Esse também é o prazo para que a convocatória seja feita pela sociedade civil.
Conforme determinação do Ministério das Cidades, a realização da etapa municipal deve ocorrer até o dia 5 de julho de 2016. Já a etapa estadual, de 1º de novembro deste ano até 31 de março de 2017. A 6ª Conferência Nacional das Cidades, por sua vez, ocorre entre os dias 5 e 9 de junho do próximo ano.
ASCOM SEINFRA