Cosems-AL lança documentário Eu Sou o SUS com retrospectiva da Covid-19 Municípios
A construção da memória viva do SUS por meio da interlocução do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) será exposta hoje (28), a partir das 19h, no lançamento do Documentário Eu Sou o SUS, que ocorrerá no Cine Arte Pajuçara, localizado à rua Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113, em Maceió. A iniciativa, do presidente do Conselho, Rodrigo Buarque, foi motivada, inicialmente, pela quantidade de imagens produzidas pelo jornalista Rick Carvalho, responsável pela direção e montagem do documentário, durante o enfrentamento da pandemia do Covid-19 nos municípios alagoanos.
Para o titular da entidade, é de suma importância deixar para as futuras gerações a atuação, desafios e dificuldades enfrentados pelos trabalhadores municipais de saúde no período mais grave do vírus, na luta por salvar vidas diante de um mal desconhecido, do cenário de inúmeros óbitos e da falta de insumos da época. “A partir de então, foi dada a largada para o desafio de contar a história destes momentos difíceis, sendo o SUS o protagonista, muitas vezes incompreendido, mas que mostrou a dimensão positiva que alcançou quando precisou se reinventar”.
De acordo com Rodrigo, coube à equipe do Cosems-AL tornar real o desafio e colher depoimentos atuais e antigos para a produção do documentário que traz discursos emocionantes de sobreviventes do vírus, bem como de profissionais e autoridades sanitárias que trabalharam diuturnamente em prol da saúde pública. O vídeo conta com quatro episódios e mais de 80 gravações realizadas durante o período de março de 2020 a maio de 2023, cujos conteúdos versam sobre o avanço da pandemia em Alagoas e no mundo.
Na ocasião, será lançado também o Portfólio do Cosems-AL Gestão 2023-2025.
ASCOM COSEMS