Cosems e Sesau discutem estratégias para apoiar municípios na implantação dos prontuários eletrônicos Municípios
Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) formaram um grupo técnico nesta segunda-feira (17) com o objetivo de discutir estratégias de apoio aos 102 municípios alagoanos, no que diz respeito à implantação do prontuário eletrônico do cidadão.
O prazo de 60 dias dado pelo Ministério da Saúde, para a implantação, se encerra em 10 de dezembro e as Secretarias Municipais de Saúde que não cumprirem com a exigência poderão sofrer sanções de corte de recursos do Piso de Atenção Básica (PAB) Variável, impactando de forma negativa nas finanças municipais.
Ficou definido na reunião que o grupo técnico fará uma análise do diagnóstico por meio da consolidação dos formulários – disponibilizados pela Diretoria de Atenção Básica do MS – que devem ser preenchidos pelos municípios até o próximo dia 20. Após este levantamento, o grupo técnico trabalhará um plano de ação para auxiliar os gestores na implantação dos prontuários eletrônicos e propor ao Ministério a extensão do prazo.
ASCOM COSEMS