Cosems promove Seminário sobre Atenção Básica e Vigilância em Saúde na próxima segunda Municípios
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) realiza em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) na próxima segunda-feira (29), a partir das 8h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional de Alagoas, em Jacarecica, o Seminário Integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde.
A presidente da entidade, Izabele Pereira, destacou a importância de trabalhar a integração entre estas duas áreas com o intuito de alcançar a integralidade da atenção, um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, os técnicos das respectivas áreas da Sesau e do Cosems vão aprofundar a discussão com os gestores da pasta e coordenadores da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde.
Vale ressaltar que a Nova Política de Atenção Básica (PNAB) recomenda a integração, por exemplo, dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com os Agentes de Combate às Endemias (ACE). Antes o planejamento e a efetivação de ações conjuntas dependiam da sensibilidade dos gestores, embora as duas categorias já desenvolvessem ações pautadas por lógicas semelhantes, como a territorialização do cuidado, da atenção e da promoção à Saúde.
O evento trará ainda a visão da Gerência da Atenção Primária; bem como a da Superintendência de Vigilância em Saúde (ambas da Sesau) no tocante à integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde. Na oportunidade, técnicos do Cosems e da Sesau vão expôr os indicadores do Incentivo Financeiro para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde (Invig), Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) e Prosaúde, mostrando que eles trabalham de forma compartilhada. A Portaria de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) será outro tema discutido no Seminário.
—
Mary Wanderley