Cosems realiza em Delmiro Gouveia 1ª edição do projeto Apoio Técnico Descentralizado Delmiro Gouveia
O vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Rodrigo Buarque e a secretária geral Gláucia Torres representaram a Diretoria da entidade na 1ª edição do projeto Apoio Técnico Descentralizado que ocorreu nessa quarta-feira (14) em Delmiro Gouveia. O evento contou ainda com a contribuição da secretária executiva Sylvana Medeiros e dos apoiadores técnicos Camila Valença, Joelson Lisboa e Mirna Vaz.
O evento reuniu coordenadores de Saúde do município e contou com a participação do secretário de Saúde de Delmiro, André Ramalho que expôs as dificuldades – enquanto gestor municipal da pasta – concernentes à insuficiência de recursos para financiar as demandas do município e da região. O secretário adjunto de Saúde de Delmiro, Samir Sena, também participou das discussões.
Na oportunidade, o vice-presidente do Cosems destacou a missão de cooperação e fortalecimento da gestão municipal do projeto Apoio Técnico Descentralizado. “A proposta do Cosems é se aproximar das realidades dos municípios e das regiões, contribuir para a organização do trabalho da equipe local, canalizar as demandas e buscar o apoio necessário da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)”, reforçou.
Foram tirados de encaminhamentos da reunião a análise de repactuação da Programação Pactuada Integrada (PPI); discutir a dificuldade de financiamento da UPA porte 2 de Delmiro Gouveia na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que acontecerá na próxima segunda-feira (19), no auditório da Procuradoria Geral do Estado, na Assis Chateaubriand. Foi tirada ainda a proposta de elaboração de um plano de Educação Permanente para os servidores da Saúde de Delmiro; dentre outros.
A apoiadora técnica do Cosems, Camila Valença, expôs sobre as atribuições dos coordenadores da Atenção Básica e alertou para a necessidade de os profissionais trabalharem de forma integrada e articulada com a Vigilância em Saúde, sugestão que contou com a receptividade dos coordenadores de Saúde. Já a apresentação da apoiadora técnica Mirna Vaz, também do Cosems, focou as atribuições das Coordenações de Regulação Controle e Avaliação.
Ela pontuou a responsabilidade de cada Coordenação no que tange ao envio de produções com informações consistentes em tempo oportuno, evitando o eventual corte de recursos ao município. Mirna destacou ainda a necessidade de resolutividade de cada coordenador, no sentido de filtrar as demandas que puder resolver e somente levar ao gestor da pasta as questões que são de sua governabilidade.
A secretária geral do Cosems e também secretária da Barra de Santo Antônio, Gláucia Torres, apresentou experiências de Gestão, acrescentando que sempre trabalhou a articulação entre todas as equipes técnicas de planejamento, financeiro, vigilância e Atenção à Saúde. “Precisamos trabalhar de forma articulada e todos que fazem parte da Secretaria precisam falar a mesma linguagem para que os resultados sejam satisfatórios”, reforçou Gláucia Torres.
ASCOM DELMIRO