Educadores de São Miguel dos Campos participam de oficina de Agro-reciclagem Municípios
Ocorreu na tarde de quarta-feira (08), uma Oficina de Agro-reciclagem para os educadores do município de São Miguel dos Campos, em comemoração ao mês do Meio Ambiente e referente às ações do Eixo Sustentabilidade Socioambiental do Plano Intersetorial Juntos pela Educação, otimizando a Formação de Ciências e outras áreas de ensino realizadas através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no auditório da Escola Ana Lins.
A Oficina de Agro-reciclagem foi ministrada e promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama) e pelo Programa de Educação Ambiental do Instituto Lagoa Viva (ILV) para os educadores das escolas municipais e estaduais, que receberam apoio do Grupo Técnico Ambiental (GTA).
“A Oficina de Agro-reciclagem visou à melhoria da formação de ciências, que desde o início do ano de 2016 vem sendo aprimorada cada vez mais com capacitações/oficinas voltadas para a inserção de práticas inovadoras a serem aplicadas pelos educadores na presente disciplina”, afirmou a coordenadora das Formações de Ciências da SEMED, Lidianne Cursino. “Além disso, a oficina de Agro-reciclagem celebrou o mês do Meio Ambiente e incentivou os docentes na construção de espaços educadores sustentáveis dentro do ambiente escolar”, concluiu Lidianne Cursino.
“Tratamos a temática ambiental com o objetivo de articular, incentivar e apoiar no desenvolvimento de projetos e ações sustentáveis das escolas, capacitando professores e levando-os a condição de multiplicadores nas unidades de ensino. Queremos gerar escolas socioambientais, com projetos que pensem no todo, no coletivo, na comunidade, e de uma maneira contínua”, frisou a palestrante, coordenadora de meio ambiente da Seama, Marília Batista.
Concursos de Quadrilhas de São Miguel dos Campos é iniciado
Domingo (12), Dia dos Namorados, teve início o Concurso de Quadrilhas Juninas de São Miguel dos Campos, no Arraiá do Povo, realizado no Clube dos Canavieiros.
Duas quadrilhas se apresentaram e movimentaram o Clube. A Quadrilha Xodó e Xamego, de Rio Largo, foi a 1ª colocada da noite e conseguiu 1.485 pontos. A Junina Forró Baião, de Maceió, fez 1.458 pontos.
As apresentações foram julgadas pelo professor de dança, Rafael Ribeiro, pelo bailarino Silvio Ramalho e pelo ator Luciano Sabino.
O Concurso é promovido pela Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O secretário da Secult, André Vieira, prestigiou a primeira noite da festa e presentou os participantes com placas de agradecimento pela participação.
O Arraiá do Povo contou ainda com os shows do Trio Forró e Segredo e do Xote das Estrelas.
Nesta terça-feira (14), as apresentações continuam. Saiba as quadrilhas que se apresentarão: Xamego Show (Pilar); Arrasta Pé (Igaci); Balancear (Barra de Santo Antônio); Renascer do Sertão (Arapiraca) e Gibão de Couro (Pilar).
São Miguel dos Campos está entre os 20 municípios mais transparentes de Alagoas, segundo o MPF
O Ministério Público Federal (MPF) divulgou esta semana, um ranking com os 20 municípios mais transparentes do Estado de Alagoas. Esta é a segunda avaliação realizada nos últimos meses, e São Miguel dos Campos passou a ocupar a 18º posição, tendo um aumento de 1,50 na nota final.
O ranking levou em consideração os portais da transparência dos 102 municípios avaliados. Os portais são uma obrigação de estados e municípios de acordo com a Lei 131/09 (Lei da Transparência Pública).
São Miguel dos Campos pulou de 4,40 para 5,90, na nota final, em relação à última pesquisa. O MPF tem avaliado os dados e colocados novas metas a cada avaliação.
De acordo com o prefeito George Clemente, essa posição é uma prova do respeito e da responsabilidade com o dinheiro público e com cada cidadão miguelense. “A nossa gestão tem sido transparente e se preocupado com o acesso à informação, que é um direito dos munícipes de São Miguel dos Campos”, destacou o prefeito.
O site da Prefeitura está a serviço e disponível para todos os miguelenses e conta com um espaço dedicado justamente ao “Portal de Transparência”, onde qualquer cidadão pode acessar e verificar as receitas, despesas e demonstrativos.