Eixo Turismo reúne governo, instâncias e ministério para tratar políticas públicas Congresso dos Municípios Alagoanos
Eixo Turismo reúne governo, instâncias e ministério para tratar políticas públicas
Pela primeira vez, as Instâncias de Governança ganham espaço em eventos municipalista.
Presidentes das Instâncias de Governança Turísticas de Alagoas participaram do Congresso dos Municípios Alagoanos, apresentando o importante papel que desempenham para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo no estado. Com uma atuação que prioriza a integração regional e a colaboração entre diferentes setores, essas instâncias representam um modelo de gestão participativa e eficiente que tem contribuído para colocar Alagoas em posição de destaque no cenário turístico nacional e internacional.
Mediado pela superintendente de Infraestrutura Logística da Setur, Sandra Vilanova, o encontro serviu para uma apresentação integrada das ações que cada uma está executando e seus cases de sucesso.
A presidente da Instância do Agreste, Evânia disse que o eixo turismo “ ao abraçar as instâncias promoveu um novo olhar para as necessidades de interface entre o setor público, privado e organizações sociais” e foi enfática a ressaltar o papel da Setur e da AMA como grandes agentes nessa nova fase.
O secretário de Turismo de Mar Vermelho e presidente da instância Quilombo, Josué Marcos também se mostrou “muito satisfeito” com a oportunidade de poder conhecer e ser conhecido, adquirindo mais conhecimento durante o Congresso.
Com praias paradisíacas, uma rica gastronomia e uma cultura vibrante, Alagoas já é conhecido por ser um dos principais destinos turísticos do Brasil. As instâncias de governança permitem que esse potencial seja ainda mais bem explorado, articulando esforços para que todos os envolvidos no setor – desde pequenos empreendedores locais até grandes operadores turísticos – possam se beneficiar de forma justa e sustentável.
Além disso, essas estruturas ajudam a fortalecer a identidade regional, promovendo a valorização do artesanato, das manifestações culturais e da história local. Isso não apenas atrai visitantes em busca de experiências autênticas, mas também gera impacto positivo para a comunidade, que vê suas tradições preservadas e seu protagonismo ampliado.
Para Sandra Vilanova, que representou a secretária Bárbara Braga no evento, o fortalecimento das instâncias de governança em Alagoas reflete um compromisso com a profissionalização e a inovação no turismo. O trabalho conjunto de diferentes atores assegura que o estado esteja preparado para enfrentar os desafios do setor, como a necessidade de diversificação de produtos turísticos, a adaptação às novas demandas dos viajantes e o fortalecimento da sustentabilidade em todos os níveis.
Com essa estratégia, Alagoas se consolida como um exemplo de gestão integrada no turismo, destacando-se não apenas pela beleza de seus destinos, mas também pela eficiência e impacto social de suas políticas públicas.
A superintendente também fez um amplo balanço das ações da Setur no incremento ao turismo e apresentou as perspectivas com o crescimento da oferta de voos, temporada de navios, novas unidades hoteleiras e ações mais pontuais em mercados emissores.
Nova lei Geral do Turismo e o impacto no setor
Além da valorização das Instâncias, a AMA trouxe para o Congresso, o ministério do Turismo com a coordenadora de Produção Anna Modesto que, ao falar da atualização da nova lei geral , agregou mais valor ao diálogo entre municípios e o Mtur. A recente atualização da Lei nº 11.771/2008 trouxe mudanças significativas que visam modernizar a regulamentação do setor no Brasil. Essas alterações foram pensadas para promover maior competitividade, sustentabilidade e inclusão, alinhando o turismo brasileiro às novas demandas do mercado e às melhores práticas internacionais.
Desafios para a implementação
Apesar dos avanços, o setor enfrenta desafios como a necessidade de capacitação dos profissionais, a integração de políticas públicas nos diferentes níveis de governo e a implementação de infraestrutura adequada para atender às novas diretrizes.
A atualização da Lei Geral do Turismo é um marco para o setor, oferecendo um caminho mais claro e moderno para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Sua efetividade dependerá de uma execução integrada e do compromisso dos diversos atores envolvidos no setor, disse Anna Modesto ao salientar o trabalho de disseminação das informações que está sendo feito pelo Mtur .
O Congresso
O Congresso dos Municípios Alagoanos, promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), segue como um espaço fundamental para troca de experiências e fortalecimento da gestão pública. Com mais de 80 palestras distribuídas em 16 eixos temáticos, o evento reúne cerca de 2.500 participantes e é totalmente gratuito. A programação destaca-se por sua pluralidade, contemplando áreas essenciais para o desenvolvimento municipal e promovendo a integração entre gestores e equipes técnicas.
O evento é realizado com o apoio de importantes patrocinadores, como Banco do Brasil, BLL, BNC, Caixa, Coesa, Conisul, Desk Móveis, Editora Futura, Êxito, Fonte de Preços, GetConnect, Governo de Alagoas, Governo Federal, IBR, Igeduc, Igespe, Igov, Imap, L2D, Licita Net, Modificar, Nexsolar, Pautar Licitações, Portal de Compras, Pregoeiro Summit, Sebrae, Star Gov, TCE/Escola de Governo, Terzo, Wap e Yantec. O apoio essencial de empresas como Acione, Amaru e Capemisa também reafirma o compromisso conjunto pelo desenvolvimento sustentável e eficiente das gestões municipais.