Ferramentas on-line possibilitam reuniões e votações virtuais coronavirus
Ferramentas on-line possibilitam reuniões e votações virtuais
Com as medidas impostas para enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), as reuniões virtuais tornaram-se aliadas para manter o trabalho à distância. Para auxiliar as gestões municipais, que precisam seguir tomando decisões e organizando os recursos, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) selecionou ferramentas on-line e com versões gratuitas para videoconferências e votações. O tutorial completo com informações sobre como usá-las – elaborado pela área de Tecnologia da Informação da entidade – está disponível aqui.
Uma das indicações é o Hangouts Meet, que, por causa da pandemia do coronavírus, pode ser usado sem custo adicional até 1º de julho de 2020. Entre os principais recursos estão a possibilidade de fazer reuniões com até 250 participantes, transmissão ao vivo para até 100 mil pessoas e gravar as reuniões. A instalação é feita por meio da conta do Gmail, em Aplicativos ou Apps.
Outra boa plataforma é a Zoom Meetings. Com estabilidade de conexão em qualquer dispositivo, permite até 500 participantes reunidos e funciona tanto pelo navegador quanto baixando o aplicativo. Após agendar o encontro, o convite pode ser enviado por link ou ID aos demais. Caso um participante precise mostrar, por exemplo, uma apresentação de slides, há a função de compartilhamento de tela.
Votações on-line
Entre as opções indicadas para votações on-line há a plataforma Doodle, que é gratuita. Os recursos incluem criar votações e enquetes, além de marcar reuniões. Para abrir uma votação, é preciso fazer um formulário e definir os detalhes, como número de votos permitidos por opção ou se será voto secreto.
O site Ferendum, também disponível em aplicativo, é outra ferramenta para criar uma votação virtual de forma simples. A votação pode ser aberta ou anônima, de acordo com a necessidade.
Acesse o tutorial Orientações para ambiente virtual