Nove municípios afetados pelas chuvas registradas em Alagoas na semana passada receberam, até agora, um total de 4,6 toneladas de donativos arrecadados pelo Governo de Alagoas nos últimos dias. O material foi doado por empresas privadas e pela população nos últimos dias.
As doações que chegaram a Associação dos Municípios Alagoanos também já foram entregues nos municípios através de uma parceria com o Sesc .
A distribuição das doações ficou a cargo dos integrantes da força-tarefa formada por 400 voluntários de todos os órgãos do Executivo estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil.
Os munípios estão sendo beneficiados com leite, mortadela, papel higiênico, absorventes, creme dental, fraldas descartáveis e colchões.
A força-tarefa foi formada a partir de determinação do governador Renan Filho e suas incursões tiveram início na quinta-feira (1º), quando as equipes foram aos municípios de Cajueiro, Pilar, Marechal Deodoro, Jacuípe, Colônia Leopoldina, Chã Preta, Viçosa e Satuba para diagnóstico da situação e atendimento emergencial aos moradores atingidos pelas chuvas.
Na avaliação do secretário-chefe do Gabinete Civil de Governo, Fábio Farias, o empenho das equipes da força-tarefa tem demonstrado o esforço do Governo em atender às vítimas das chuvas.
“Estaremos circulando nessas cidades para mostrar nossa preocupação e minimizar um pouco o sofrimento dessas pessoas. Todos que participaram da ação na quinta-feira voltaram para casa com a alma mais leve, porque cumpriram o seu papel solidário para com os alagoanos. Em nome do governador Renan Filho, quero agradecer a todos por esse empenho. A mobilização continua, com a colaboração de todos os órgãos de Governo”, disse Farias.
De acordo com os números mais recentes divulgados pelo Corpo de Bombeiros e pela Coordenação Estadual da Defesa Civil, o número de pessoas desabrigadas e desalojadas pelas chuvas em Alagoas chega a 39.150. O número de desabrigados é de 11.625 e os desalojados somam 27.525. Trinta e um municípios foram atingidos pelas chuvas e 27 já decretaram situação de emergência.
Oito pessoas morreram em decorrência das enchentes e deslizamentos, sendo sete em Maceió e uma em Satuba. Uma pessoa continua desaparecida na Grota do Santo Amaro, na capital alagoana.
