Idosos do SCFV participam de evento natalino e Conselho Municipal do Idoso toma posse em Traipu Municípios
Idosos do SCFV participam de evento natalino e Conselho Municipal do Idoso toma posse em Traipu
O clima de alegria e descontração, assim foi a celebração natalina realizada pela Secretaria de Serviço Social de Traipu, com os idosos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), nesta terça-feira (21).
O evento aconteceu no Centro Multieducacional, no Centro da cidade, e reuniu cerca de 72 idosos e a equipe técnica do CRAS, que se confraternizaram, se divertiram e celebraram as ações realizadas para a melhor idade durante todo o ano de 2022.
A festa, que teve bolo, salgados e brincadeiras, foi abrilhantada com a apresentação do grupo Chorinho dos Aposentados, da Associação dos Idosos, Aposentados e Pensionistas de Arapiraca (Aapiar). Os idosos dançaram, cantaram e se divertiram.
“É um momento de união deles, de participarem de um evento, de se reunir e celebrar todo trabalho que foi feito na Assistência. Além de toda a festa, também tivemos a posse do Conselho do Idoso. Poucas cidades têm um conselho deste tipo no estado de Alagoas e Traipu é uma delas. É um trabalho que a Prefeitura quis muito fazer, até porque temos muitos idosos no município. Então, demos posse aos conselheiros durante a festa”, contou a secretária municipal de Assistência Social e da Mulher, Priscilla Oliveira.
Segundo Priscilla, o evento não é tratado como uma confraternização, mas de coroar todo o trabalho feito pela pasta durante o ano, especialmente com os grupos de idosos da cidade e do Povoado Olho D’Água do Campo. “Nós fazemos esse evento mais para prestigiar um trabalho de acompanhamento e, justamente com a posse do Conselho, que foi o mais importante no evento”, completou a secretária.
O Conselho do Idoso de Traipu é composto por 12 pessoas. Seis representantes da organização municipal (Saúde, Educação e Assistência Social), dois representantes da zona rural, dois da cidade e dois religiosos.
“O Conselho atua para dar privilégio a políticas públicas voltadas para o idoso. O Município já tinha chamado atenção para esse contexto. Traipu é um município que tem um grande número de pessoas idosas e trabalhar com a política pública, em um novo cenário político, é extremamente importante. O Conselho do Idoso vem para isso, para modificar essa estrutura, trabalhar a política pública do idoso, a valorização da pessoa idosa, até porque eles têm o Estatuto do Idoso. Então, é toda uma conjuntura, tem o estatuto, tem um conselho, tem uma secretaria e tem um Conselho Tutelar que os protege”, explicou Priscilla Oliveira.
Para o prefeito de Traipu, Lucas Santos, valorizar as pessoas da melhor idade e garantir seus direitos é uma dos compromissos da gestão municipal.
“Foi um evento importante, preparado pela Secretaria de Assistência Social e pela Prefeitura, cujo objetivo é proporcionar lazer, cultura, esporte, saúde e assistência aos idosos do município. Garantir políticas públicas e sociais que permitam o envelhecimento saudável e digno para nossa população é fundamental”, declarou o prefeito.
Técnicos da Secretaria de Assistência Social, voluntários, participaram do evento. Também marcaram presença o vereador Genivaldo Rosa; o secretário geral de governo, Vitor Varallo; o secretário de Educação, Marcos Cordeiro; o controlador municipal, Fernando Henrique; e outros representantes de pastas municipais.