Japaratinga cai 10 posições no rank de acidentes de trânsito em AL
De acordo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito – RENAEST, o município de Japaratinga despencou da 8ª para a 18ª posição, no rank de acidentes de trânsito em Alagoas, em 2022. Os dados divulgados em fevereiro deste ano apontam uma queda significativa, em relação a 2021.
A Prefeitura de Japaratinga credita a redução de acidentes às ações integradas, realizadas pela gestão. Desde o ano passado, a Rede Municipal de Ensino aderiu ao projeto Educa, desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. O programa contempla o Ensino Fundamental I e II e tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de obedecer às regras de trânsito e também os orienta a cobrar dos adultos a mesma conduta.
Ainda em 2021, a gestão do prefeito José Severino da Silva – Déo (PTB), iniciou a sinalização horizontal e vertical, desenvolvida pela equipe de engenharia do Departamento Nacional de Trânsito – DETRAN/AL. Com as ruas sinalizadas, os condutores e pedestres têm mais segurança para trafegar.
A capitação para os agentes de mobilidade urbana, conhecidos como guardas municipais, também contribuiu para a redução. Os guardas foram capacitados pelo instrutor Wolverine, em uma parceria do CETRAN e DETRAN, e estão aptos para desenvolver um trabalho assertivo e eficiente.
Para fechar, o reordenamento do trânsito nos principais pontos de fluxo de veículos da cidade, foi preponderante para que o tráfego se tornasse mais seguro e com mais fluidez. A mudança já traz resultados positivos e coloca Japaratinga em destaque mais uma vez.
O prefeito Déo está satisfeito com os resultados. “Quando a gente faz as coisas certas, os resultados são positivos. Algumas mudanças no trânsito foram necessárias e hoje a gente colhe frutos dessas alterações. Vamos seguir construindo a nova Japaratinga, para que a gente suba nos índices que trazem benefício para o nosso povo, e despenque no que for negativo”, garantiu.
Para o diretor de trânsito, João Batista, “as mudanças foram necessárias, e no momento certo, pois Japaratinga está em um crescente desenvolvimento”. Batista ressaltou ainda que outras ações serão promovidas para que a cidade continue reduzindo o índice de acidentes e incidentes no trânsito.