Ministério da Saúde habilita 5 salas de amamentação em municípios alagoanos Municípios
Ministério da Saúde habilita 5 salas de amamentação em Alagoas
Equipamentos estão localizados no Hospital da Mulher, Hospital da Criança, Hospital Regional do Norte, Hospital Regional da Mata e Hospital Regional do Alto Sertão.
Texto de William Makaisy
Por meio dos esforços da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alagoas teve cinco salas de apoio à amamentação habilitadas pelo Ministério da Saúde. As salas oferecem às funcionárias e à população conforto, privacidade e segurança, tanto durante o ato de amamentar quanto durante a realização de coleta de leite materno para doações.
As visitas avaliativas do Ministério aconteceram do dia 9 de outubro até o dia 11, onde foram feitas avaliações técnicas dos espaços para garantir que possuem todos os requisitos para funcionamento. Os equipamentos estão localizados no Hospital da Mulher, Hospital da Criança, Hospital Regional do Norte, Hospital Regional da Mata e Hospital Regional do Alto Sertão.
Para a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, a habilitação é um passo a mais rumo a devida valorização do aleitamento materno, momento que é único e essencial para mãe e para o bebê.
“Conquistamos mais uma vitória aqui para Alagoas, já são cinco salas de apoio a amamentação habilitadas para atuação nesse momento essencial para a saúde da criança, que é o momento de amamentar. Essa conquista mostra que nosso governo, através do governador Paulo Dantas, vem atuando de forma intensa para garantir que nossas crianças e mulheres sejam protagonistas de vitórias”, disse.
As salas de apoio à amamentação foram idealizadas com o intuito de reforçar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, e podem ser utilizadas tanto pelas colaboradoras que retornam da licença maternidade, quanto pelas puérperas que estão no hospital.
A habilitação é um reconhecimento por parte do Ministério da Saúde de que as salas funcionam de acordo com o que é preconizado. Todas as salas avaliadas foram habilitadas com sucesso, o que demonstra o comprometimento dos equipamentos com a causa do aleitamento materno.