Ministro Nardes defende mais orientação a gestores durante live Administrativa
Em live organizada pelo Tribunal de Contas de Alagoas com o tema Governança, o ministro do TCU Augusto Nardes, defendeu ontem a necessidade de mais orientação aos gestores públicos, para contribuir com a eficiência da administração. A presidente da AMA , prefeita Pauline Pereira, que participou do encontro, disse que o assunto ainda se mistura com gestão nas cidades mas reconhece que são funções complementares e importantes.
Desde o início do ano que a AMA está engajada ao TCE para estimular a implantação que tem o município de Maragogi como modelo. Através da Confederação Nacional dos Municípios e Conselho Federal de Administração em Alagoas, a AMA tem abordado o assunto tecnicamente com controladores municipais, mostrando a necessidade da integração das duas áreas: gestão, fazendo o manejo dos recursos e governança provendo o direcionamento.
O presidente Otávio Lessa, do TCE também reforçou o apoio da AMA e garantiu que, mesmo não sendo fácil, a governança está avançando porque os gestores estão entendendo a importância do tema.
O assunto governança vem sendo divulgado pelo ministro Augusto Nardes em todo o país, inclusive nos demais poderes, judiciário e legislativo. Uma cartilha elaborada pelo tribunal foi publicada com todos os passos necessários para a implantação da governança e está disponível para download no site do TCU e através da rede governancabrasil.com.br .
Como medida prática, neste ano eleitoral, o Ministro orientou gestores a fazer um levantamento prévio de todos os convênios e prazer prestação de contas antecipada. “Uma medida preventiva, para os que podem ser reeleitos e para os que estão em último mandato”, disse. “Planejamento, equipe eficiente, investimento em tecnologia e inovação” farão a diferença nesses novos tempos, acrescentou o Ministro, complementando que todos precisam se reinventar, inclusive os tribunais de Contas e os Ministérios Públicos de Contas. Disse também que tudo precisa mudar, inclusive a saída da zona de conforto de apenas punir os gestores, oferecendo orientação antecipada, observando o emprego dos recursos públicos.
Além da presidente da AMA, prefeitos e técnicos municipais convidados, a live teve a participação do presidente do TCE, Otávio Lessa, do procurador Ricardo Schinder do Ministério Público de Contas, conselheiros, diretores e servidores do TCE.
A live está disponível através do link