Mudas de Crotalária são distribuídas em São Miguel dos Campos Municípios
O município de São Miguel dos Campos, em parceira com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMCDA), iniciou uma campanha ambiental “Plante uma Crotalária e Diga não à Dengue”, distribuindo gratuitamente mudas da planta Crotalária à população miguelense, planta que favorece o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
O processo de produção das mudas da Crotalária foi iniciado em março no Viveiro Municipal e já foram plantadas em algumas repartições públicas, escolas municipais e estaduais e áreas verdes do município, dando início nesta semana a distribuição de mudas para a população.
Serão distribuídas 3.000 mil mudas da Crotalária para a população. Neste mês, houve também o plantio de Citronela ao redor do Tanque de Retenção de Efluentes tratados do Conjunto Residencial Jaci Clemente, a planta serve como repelente de mosquitos.
A distribuição gratuita de mudas da Crotalária, planta conhecida por combater o transmissor da Dengue, Chicungunya e Zika Vírus, ajudará a diminuir a proliferação do mosquito, mas a única maneira eficaz de combatê-lo é localizando e eliminando os seus criadouros, por isso é importante o trabalho dos Agentes de endemias e saúde e a conscientização da população.
A planta Crotalária está sendo mais uma estratégia de combate ao mosquito. A planta é uma nova arma de combate ao mosquito da dengue, pois a flor da planta irá atrair a libélula que é um predador natural do Aedes Aegypti, mas isso não significa que se deve descuidar dos locais que acumulam água, é necessário continuar com as ações ao combate e prevenção normalmente em casa, no quintal e em terrenos baldios.
A Crotalária tem o poder de atrair predadores do mosquito Aedes Aegypti e pode ser cultivada em terrenos baldios, quintais, jardins e vasos. A planta é um inimigo natural, ela atrai a Libélula, que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da Dengue. Além de tudo isso, a Libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti é um dos seus pratos preferidos.
PORÉM, ATENÇÃO: moradores que possuem animais domésticos em casa (cães, gatos e outros) não devem plantar a Crotalária, pois os animais podem consumi-las e esta planta é tóxica podendo causar a morte do animal.