Municípios podem solicitar incentivos financeiros para preceptoria em Programas de Residência Municípios
Gestores municipais ou estaduais podem fazer a adesão até 15 de fevereiro
Os gestores municipais ou estaduais podem fazer a adesão e solicitar o incentivo, por meio do site http://sigresidencias.saude.gov.br, até 15 de fevereiro. O Ministério da Saúde repassará R$ 1 mil mensalmente para cada três vagas de residência de primeiro ano em Medicina Geral de Família e Comunidades existentes no município, desde que estejam autorizadas de acordo com os critérios de qualidade da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
O objetivo é melhorar continuamente a qualidade da Atenção Básica no Brasil, contando cada vez mais com profissionais preparados para esta atuação. Para isso, o Ministério da Saúde (MS) informou que os municípios vão receber incentivo financeiro para estimular a formação de preceptores em Programas de Residência de Medicina Geral de Família e Comunidade (RMGFC).
O benefício será repassado para os municípios que tenham todos os preceptores formados ou em formação e integra as ações do Plano Nacional de Formação de Preceptores (PNFP). A meta é formar um número suficiente de profissionais para viabilizar a expansão, com qualidade, de vagas de residência de Medicina Geral de Família e Comunidade.
Plano – A meta do Plano Nacional de Formação de Preceptores é formar mais 10 mil preceptores até 2018, chegando a 14,2 mil profissionais. Com essa ação, o governo federal vai garantir, no mínimo, um preceptor para cada três residentes, que é o recomendado para autorização de vagas de residência.
A medida visa garantir a formação de preceptores para atender à expansão das vagas de residência prevista pelo Programa Mais Médicos e traz também benefícios à expansão e qualificação da graduação em Medicina. Além da oferta de cursos para os preceptores, todos os profissionais que ingressarem na residência em Medicina Geral de Família e Comunidade em 2016 poderão cursar, ao mesmo tempo, uma especialização em preceptoria.
ASCOM SESAU