Municípios serão beneficiados com ações do Projeto Rondon Municípios
No período de 13 a 29 de julho de 2018 ocorrerá no Estado de Alagoas a Operação “Palmares” do Projeto Rondon. A operação contemplará 12 municípios do estado e terá como centro regional a cidade de Maceió. A iniciativa realizada pelo Ministério da Defesa/Coordenação-Geral do Projeto Rondon em parceria com o Governo do Estado de Alagoas e com o apoio do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado e conta também com a participação de Instituições de Ensino Superior (IES) oriundas de diversos estados do país.
Assinatura dos Acordos de Cooperação
Será realizada uma cerimônia para assinatura dos acordos de cooperação na quarta-feira (24), às 15h, no Palácio República dos Palmares. Esse acordo firma a parceria entre o Governo do Estado de Alagoas, as prefeituras dos municípios contemplados e o Ministério da Defesa. Os acordos serão assinados pelo Secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, representando o Governador do Estado de Alagoas, pelos prefeitos dos municípios contemplados e em nome do Ministério da Defesa, assinará o acordo, o Coordenador-Geral do Projeto Rondon, Vice-almirante Victor Cardoso Gomes.
Operação “Palmares”
Os municípios contemplados são: Belém, Cacimbinhas, Chã Preta, Coité do Nóia, Jacuípe, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Olivença, Quebrângulo, Roteiro e São José da Laje.
Cada município receberá por 12 dias 2 instituições com 10 integrantes cada, sendo 2 professores e 8 alunos por equipe. As duas equipes trabalharão com oficinas de diferentes áreas do conhecimento divididas por:
Conjunto “A” – Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e;
Conjunto “B” – Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
Haverá ainda a participação da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, que foi selecionada para o Conjunto “C” – Comunicação Social – que tem o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas pelas demais equipes, dando maior visibilidade e destaque às ações sociais realizadas pelos Rondonistas, além de propagar o Projeto Rondon como ferramenta de integração nacional. Esta equipe percorrerá os 12 municípios selecionados durante a operação em julho.
Cerca de 250 estudantes e professores universitários trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes.
Ações multiplicadoras
Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon conta, ainda, com a participação, por intermédio do Comitê de Orientação e Supervisão (COS), dos Ministérios do Desenvolvimento Social, da Educação, do Esporte, da Integração Nacional, do Meio Ambiente e da Saúde, além da Secretaria de Governo da Presidência da República e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República. O Projeto Rondon caracteriza-se assim como uma política de Estado, resultado do trabalho interministerial, das Instituições de Ensino Superior de todo o país, dos Estados e Municípios.
Nestes 12 anos, o Projeto Rondon realizou 78 operações, em 1.164 municípios de 24 Estados, com 2.219 participações de Instituições de Ensino Superior (IES) e 21.935 rondonistas (universitários e professores), atingindo com suas ações multiplicadoras cerca de 2 milhões de pessoas.
O Projeto Rondon
Em julho de 1967, foi realizada a Operação Piloto, ou Operação Zero, que contou com a participação de 30 alunos e 02 professores universitários da Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante 28 dias, os rondonistas realizaram trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência médica no Território de Rondônia.
No entanto, o Projeto Rondon teve suas atividades encerradas no ano de 1989, retornando somente em janeiro de 2005, na cidade de Tabatinga, no Amazonas.
O Projeto Rondon é uma ação governamental que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, visa a somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.
As Forças Armadas garantem a logística e a segurança necessárias às Operações, por intermédio das unidades militares, que servem de apoio e base para os estudantes e professores.
Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon
Ministério da Defesa